Cultura

Obra de Cruzeiro Seixas reproduzida pela Vista Alegre

A obra do pintor surrealista Cruzeiro Seixas,”A luz ainda não está madura”, é a décima primeira peça a integrar o Projeto Artistas Contemporâneos da Vista Alegre. As três jarras de porcelana que constituem esta edição limitada foram apresentadas na terça-feira, dia 3, no Porto, na loja da marca, com a presença do artista que completou nesta data 93 anos.

“São jarras muito bonitas e, do ponto de vista técnico, parecem-me perfeitíssimas. O que é preciso é fazer coisas destas para haver um contacto com as pessoas”, afirmou o artista à Move Notícias.

As figuras brancas que sob um fundo azul escuro figuram nas peças, foram retiradas da serigrafia ” A luz ainda não está madura” e o artista, que há dois anos que não pinta, devido a problemas de visão, confessa que não teve qualquer intervenção no trabalho que tudo foi feito com a galeria que detém o desenho original.

“As pessoas têm o direito de agarrar naquilo que fiz e fazerem delas aquilo que quiserem, tanto podem fazer tapeçarias como podem fazer cenários como podem fazer jarras, como podem fazer o que lhes der na sua invenção”, acrescentou.

Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos, Oscar Mariné, Nadir Afonso, Malangatana, Portinari, Armanda Passos e António Ole foram os autores que desenvolveram as primeiras dez obras desta coleção lançada pela Vista Alegre.

JMO_4043 copy JMO_4067 copy

 

Fotos: José Gageiro