Cultura

Manoel Oliveira homenageado em dia de aniversário

A Vista Alegre quis homenagear o cineasta e lançou um bule inspirado no filme “Aniki-Bóbó”. A peça foi apresentada na loja dos Clérigos, no Porto, esta quarta-feira, dia 11, no dia em que Manoel de Oliveira completou 105 anos de idade.

Muitos foram aqueles que quiseram parabenizar o cineasta neste dia. “Agradeço a todos os presentes por terem vindo”, começou por dizer o realizador. “A imagem que o bule mostra é magnífica, só é pena que não passe o comboio”, afirmou bem-humorado. Por fim desejou que todos bebessem “muito chá por esse bule”. A peça, que tem uma edição limitada de mil exemplares, foi criada pelo filho de Manoel Oliveira, o artista plástico Manuel Casimiro, que considera que esta é “uma boa homenagem” ao pai. “Ter um pai com 105 anos de idade e ainda estar em forma é notável. Estou muito contente por lhe prestar a homenagem”, referiu à Move Notícias.

O cineasta esteve rodeado da família. Ricardo Trêpa também não faltou. “É sempre inspirador conviver com o meu avô, ele continua a ensinar-me muita coisa. Ele faz-se acreditar que a vida é maravilhosa e que os nossos sonhos podem ser concretizados”, revelou o ator.

No dia de aniversário Manoel de Oliveira viu ainda a sua casa, na rua da Vilarinha, no Porto, que foi construída em 1940 ser considerada Monumento de Interesse Público.

Apesar dos seus 105 anos de idade, o cineasta continua ativo e tem projetos para realizar novos filmes, nomeadamente “O velho do Restelo” que espera pelo financiamento.

Veja as fotos.

Fotos: José Gageiro