Cultura

Livro conta carreira de Amália

Intitulada “Amália Rodrigues – Antologia”, a obra é editada em português e inclui versões em inglês, espanhol e francês, “de modo a facilitar a compreensão aos públicos estrangeiros que continuam interessados em conhecer aquela que é um das nossas maiores vozes de sempre”, explicou Samuel Lopes à agência “Lusa”.

O autor reconhece que “é uma curta biografia, mas regista o essencial de uma carreira fulgurante”, afirmando que é “um ponto de partida, uma abordagem a uma carreira longa e cheia, que poderá levar as pessoas a pesquisar mais”.

A biografia daquela que “foi considerada o expoente máximo do fado” é traçada em grandes etapas, desde a infância na década de 1920, no seio de uma família humilde com origens na Beira Baixa, até à sua morte em outubro de 1999, celebrando 60 anos de carreira artística que “tem inspirado todas as gerações que lhe seguiram”.

Samuel Lopes traça o percurso daquela que foi considerada, em 1959, pela revista norte-americana “Variety”, uma das quatro melhores vozes do mundo. No texto é referida a ida a Madrid, as temporadas brasileiras, as presenças nos palcos norte-americanos e mexicanos, a possibilidade de filmar em Hollywood, os prémios no MIDEM, em Cannes, e o palco do Olympia que Amália considerou “decisivo” para a sua carreira internacional, que a levaria aos teatros de Israel ao Japão, e da ex-URSS à Argentina, passando pela China e pelo Líbano.

A obra inclui, ainda, o concerto da fadista em 1957 naquele palco parisiense da rua das Capucînes, o primeiro de muitos, tendo-se tornado figura habitual das temporadas da sala gerida por Bruno Coquatrix, e posteriormente pelos herdeiros.

Samuel Lopes divide os quatro CD que integram a edição, cada um com 25 temas, em “Fado”, “Cinema e Teatro”, “Fado e Canção” e “Olympia e Espanhol”.