Cultura

Cinema: Estreias 19 de dezembro

“A Propósito de Llewyn Davis”

Sinopse: Uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Quando um Inverno severo atinge Nova York, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. Ele sobrevive apenas graças ao apoio dado por amigos ou estranhos, aceitando qualquer pequeno trabalho.

Realização: Ethan CoenJoel Coen

Atores: Carey Mulligan John GoodmanJustin Timberlake Max Casella Oscar Isaac

Género: Drama

 

“Augustine”

Sinopse: Paris, inverno de 1885. No Hospital Salpêtrière, o Professor Charcot (Vincent Lindon) estuda uma misteriosa doença – a Histeria. A jovem Augustine (Soko), de 19 anos, torna-se o objeto de análise favorito de Charcot, principalmente para as suas demonstrações de hipnose. Mas de paciente de estudo, Augustine evolui gradualmente para um objeto de desejo…

Realização: Alice Winocour

Atores: Chiara Mastroianni Olivier Rabourdin Roxane Duran Soko Vincent Lindon

Género: Drama

 

“Casablanca”

Sinopse: II Guerra Mundial. Marrocos fervilha de refugiados europeus em busca da passagem para uma Lisboa que se mantém neutra. Em Casablanca é mais fácil entrar do que sair, especialmente se o seu nome estiver na lista Nazi dos mais procurados. No topo dessa lista está o líder da Resistência Checa, Victor Laszlo, cuja única esperança é Rick Blaine, um cínico americano que não arrisca o pescoço por ninguém… especialmente pela mulher de Victor, Ilsa, a sua ex-amante de Paris. Cabe agora a Rick decidir o que é mais importante: a sua felicidade ou as inúmeras pessoas que esperam por uma saída do país…

Realização: Michael Curtiz

Atores: Claude Rains Humphrey BogartIngrid Bergman Paul Henreid Peter Lorre

Género: Drama

 

“Chovem Almôndegas 2”

Sinopse: hovem Almôndegas 2 começa onde o primeiro filme acabou. O génio inventor Flint Lockwood é finalmente reconhecido e é convidado pelo seu ídolo Chester V a juntar-se à Companhia The Live Corp, onde os melhores e mais brilhantes inventores do Mundo criam tecnologias para o progresso da Humanidade. O braço direito de Chester – e uma das suas grandes invenções – é Barb, uma fêmea orangotango altamente evoluída com cérebro humano, e que é também desonesta, manipuladora e gosta de usar batom. O grande sonho de Flint sempre foi ser reconhecido como um grande inventor , mas tudo muda quando ele descobre que a sua máquina infame (que transforma água em comida) ainda funciona e está agora a criar animais-comida híbridos – “comidimais”! Com o destino da Humanidade nas suas mãos, Chester envia Flint e os seus amigos numa missão deliciosamente perigosa, onde lutam com tacodilos famintos, chimpacamarões, serpentartes de maçã, hamburgueranhas e outras criaturas estranhas para salvarem novamente o Mundo!

Realização: Cody CameronKris Pearn

Vozes: Andy Samberg Anna Faris Bill HaderJames Caan Neil Patrick Harris Terry Crews

Género: Animação

 

“Hiroshima Mon Amour”

Sinopse: Uma actriz francesa, que roda em Hiroshima um filme sobre a paz, apaixona-se por um Japonês. Este amor impossível evoca o seu primeiro amor: tinha 18 anos em Nevers em 1944. O jovem bávaro que amava foi morto pelos combatentes do Maquis. A ela raparam-lhe o cabelo e os pais esconderam-na numa cave. Partilhar esta atroz recordação com o amante japonês aproxima-os ainda mais, mas os constrangimentos sociais dos casamentos de ambos separam-nos para sempre. A primeira longa-metragem de ficção de Alain Resnais é um dos maiores clássicos da História do Cinema.

Realização: Alain Resnais

Atores: Eiji Okada Emmanuelle RivaStella Dassas

Género: Drama

 

“O Tempo dos Dinaussauros: O Filme” 

Sinopse: Recentes descobertas e um avanço na tecnologia permitiram introduzir dinossauros novos e originais que são mais reais do que nunca, e colocar os espectadores no meio de uma emocionante e épica aventura pré-histórica, onde um pequeno dinossauro triunfa contra todas as probabilidades para se tornar um reconhecido herói.

Realização: Barry Cook Neil Nightingale

Atores: Angourie Rice Charlie Rowe

Género: Ação/Aventura

 

“Parsifal”

Sinopse: A ópera passa-se nas legendárias colinas do Monte Salvat, na Espanha, onde vive uma fraternidade de cavaleiros do Santo Graal. O mago negro Klingsor teria construído um jardim mágico povoado com mulheres que, com os seus perfumes e trejeitos, seduziriam os cavaleiros e faria com que eles quebrassem os seus votos de castidade, e teria ferido Amfortas, rei do Graal, com a lança que perfurou o flanco de Cristo, e todas as vezes em que Amfortas olha em direção ao Graal sente a ferida arder. Tal redenção só poderia ser realizada por um “inocente casto” (significado da palavra “Parsifal”). Este, na sua primeira aparição na ópera, surge ferindo um dos cisnes que purificavam a água do banho de Amfortas, e a todas as perguntas que os cavaleiros lhe fazem responde dizendo que não sabe de nada, nem mesmo o seu nome. Parsifal atravessa o jardim mágico de Klingsor e é seduzido pela amazona Kundry, que ora é uma fiel serva do Graal, ora é escrava de Klingsor. Ao beijá-la, sente os estigmas das feridas que afligiam Amfortas e, quando Klingsor atira a lança contra ele, a lança dá a volta ao seu corpo, e todo o castelo mágico é destruído. Tempos depois, tendo os cavaleiros se convencido de que ele é o “inocente casto” que faria a salvação, Parsifal cura as feridas de Amfortas e destrona-o, assumindo a nova condição de rei do Graal.

Género: Musical