Saúde & bem-estar

Protetor solar fora do verão: vale a pena?

Sabia que a radiação ultravioleta (UV) é uma presença constante no nosso ambiente independentemente da estação do ano ou das condições meteorológicas? Quando pensamos em protetor solar a primeira imagem que nos vem à mente é a de dias quentes de verão, praias e piscinas. Essa perceção limitada pode colocar a sua pele em risco. Ignorar a proteção solar fora dos meses de verão é um erro comum que pode ter consequências significativas a longo prazo para a saúde e a aparência da sua pele.

Os raios UV não tiram férias e os cuidados com a sua pele também não deviam tirar. Compreenda porque vale a pena usar protetor solar todos os dias e ao longo de todo o ano.

A presença constante da radiação UV

Mesmo em dias nublados, chuvosos ou durante o inverno, uma percentagem considerável da radiação UV consegue penetrar nas nuvens e atingir a superfície da pele. Os raios UVA são conhecidos pela capacidade de atravessar vidros e nuvens e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Este tipo de raios contribui para o desenvolvimento de manchas e, mais gravemente, para o risco de cancro de pele.

Para uma proteção eficaz deve, sim, integrar o uso de protetor solar na sua rotina de beleza. Existem diversas opções de protetor solar facial disponíveis, formuladas para oferecer proteção e cuidado, adaptando-se perfeitamente ao seu dia a dia e tipo de pele.

Os perigos da exposição solar diária e cumulativa

O fotoenvelhecimento é um processo acelerado pelo sol que se manifesta através de uma pele com textura irregular, poros dilatados e uma aparência geral mais envelhecida do que a idade cronológica indicaria. As manchas escuras, como o melasma e as sardas solares, são outra consequência comum da falta de proteção, surgindo como resultado da produção excessiva de melanina em resposta à radiação UV. Estes problemas estéticos são apenas a ponta do iceberg, uma vez que o risco mais sério é o aumento da probabilidade de desenvolver cancro de pele, incluindo o melanoma, a forma mais agressiva da doença.

Escolha o Protetor Solar Ideal para o Seu Tipo de Pele

Para cada tipo de pele há um protetor solar. Vejamos os mais indicados para cada tipo de pele:

. Pele Oleosa ou Acneica: Texturas leves, como gel, fluido ou sérum. Procure por fórmulas que não  obstruem os poros, oil-free ou “toque seco” para evitar o brilho excessivo e a formação de novas borbulhas.
  . Pele Seca: Neste caso procure texturas mais cremosas e hidratantes. Ingredientes como ácido            hialurónico, glicerina ou ceramidas ajudam a reter a humidade na pele.
 . Pele Sensível: A pele sensível requer protetores solares com fórmulas suaves e hipoalergénicas.       Protetores solares minerais (com óxido de zinco e dióxido de titânio) são frequentemente               recomendados por criarem uma barreira física na pele. Evite fragrâncias, álcool e conservantes       agressivos.
. Pele Madura: Além da proteção UV, a pele madura beneficia de protetores solares com                     ingredientes anti idade, como antioxidantes (vitamina C e E), ácido hialurónico e peptídeos.               Texturas ricas e hidratantes ajudam a combater a secura e melhoram a elasticidade da pele.

A proteção solar é um ato de amor e cuidado, uma barreira invisível, mas poderosa contra os danos silenciosos da radiação UV. Comece hoje a proteger a sua pele, todos os dias, em todas as estações.