O adolescente italiano Carlo Acutis foi oficialmente canonizado este domingo, 7 de agosto, numa cerimónia presidida pelo papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano, quase vinte anos após a sua morte.
Na celebração, entre os 100 mil fiéis presentes, estavam a mãe, o pai e os irmãos do agora santo.
Conhecido como o “Influenciador de Deus” ou padroeiro da Internet, pela sua atuação nas redes sociais para divulgar a fé católica, Acutis tornou-se o primeiro santo da geração millennial — formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
Carlo Acutis nasceu a 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, onde os pais trabalhavam. Mas apenas com alguns meses, a família regressou a Milão, em Itália, de onde eram naturais, e foi aí que o rapaz passou o resto da sua curta vida.
Morreu aos 15 anos com leucemia. O seu corpo está exposto no Santuário da Spogliazione, vestido com uma casaco de fato de treino, calças de ganga e ténis.
Ver esta publicação no Instagram
Pier Giorgio Frassati
Na mesma celebração, foi também declarado santo da Igreja Católica o jovem italiano Pier Giorgio Frassati, conhecido por seu engajamento social e profundo espírito de caridade cristã. Frassati nasceu em Turim e faleceu aos 24 anos, vítima de uma poliomielite fulminante, possivelmente contraída numa das muitas casas de acolhimento que visitava diariamente para prestar assistência.
Oriundo de uma família de classe alta, já que o seu pai tinha sido o fundador e proprietário do jornal ‘La Stampa’, Frassati dedicou-se a ajudar o próximo.
Amante de teatro, música, pintura, literatura e caminhadas nas montanhas, estudou engenharia de minas para “servir Cristo entre os mineiros”.
Após várias etapas da cerimónia, Leão XIV leu a fórmula da canonização, ordenando que “em toda a Igreja, eles sejam devotamente honrados entre os santos”. Após isso, ofereceu o incenso para a veneração das relíquias.
Pais e irmãos de Carlo Acutis estavam presentes na canonização
Toda a família de Carlo Acutis assistiu à cerimónia: a mãe, Antonia Salzano, foi encarregada de levar ao altar o relicário com um fragmento do coração do filho.

“Carlo, por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui, hoje, com os dois irmãos [gémeos, de 15 anos], Francesca e Michele –, depois também na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial. Assim, cresceu integrando, naturalmente, nas suas jornadas de criança e adolescente, a oração, o desporto, o estudo e a caridade“, sublinhou Leão XIV.
Finalizando: “Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, dizia Carlo. E Pier Giorgio: ‘Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim’. Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu“.
Ver esta publicação no Instagram
No final o Papa subiu no Papamóvel e passeou entre os cristãos, além de ter dado bênçãos aos bebês e crianças.
Esta foi a primeira vez que o Papa Leão XIV realizou uma canonização.
Fotos: Site oficial da Santa Sé
