Atualidade

Nova nota de 20 euros começa hoje a circular

A nota de 20 euros, que chega esta quarta-feira, dia 25, é a terceira da série “Europa” a entrar em circulação depois das de 5 e 10 euros.

A nova nota de 20 euros tem o mesmo tamanho da atual, o azul continua a ser a cor dominante e o desenho mantém o estilo, no entanto é mais difícil de falsificar. Segundo o Banco de Portugal a nota inclui um elemento de segurança inovador: uma “janela com retrato” no holograma. Ou seja, quando se observa a nota contra a luz, a janela torna-se transparente e revela um retrato de Europa, uma figura mitológica grega, que é visível na frente e no verso da nota.

A chegada da nova nota não implica que as antigas deixem de poder ser utilizadas. Aliás, o Banco de Portugal lembra que ninguém está mandatado para recolher notas em seu nome ou de qualquer outra instituição financeira.

As atuais notas de 20 euros, juntamente com as de 50, são as mais falsificadas em toda a Europa. Em Portugal, nos primeiros seis meses do ano, foram retiradas de circulação um pouco mais de 2300 notas de 20. No total, cerca de quatro mil notas foram retiradas.

Tópicos: