O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que lhe foi oferecida a medalha do Prémio Nobel da Paz pela líder da oposição venezuelana, María Corina Machado. Trump, afirmou que a medalha do Prémio Nobel da Paz lhe foi oferecida como reconhecimento pelo trabalho que tem feito.
A Casa Branca, que classificou o encontro entre os dois como uma reunião de cortesia, divulgou uma foto de Trump, sorridente, ao lado de María Corina Machado, exibindo uma grande moldura dourada com a medalha do Nobel da Paz.
Ver esta publicação no Instagram
María Corina entregou a medalha como um gesto de gratidão do povo da Venezuela pela prisão do ditador Nicolás Maduro. Recorde-se que, no dia 3 de janeiro, as forças especiais dos EUA raptaram o casal Maduro da sua cama em Caracas. Nicolás Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram transportados para Nova Iorque, onde enfrentam acusações de quatro crimes federais, incluindo de conspiração para narcoterrorismo.
Prémio Nobel da Paz não pode ser transferido
Trata-se de um gesto simbólico, já que, como veio a esclarecer o comité Nobel, “o prémio não pode ser transferido“.
“Uma vez anunciado, o Prémio Nobel da Paz não pode ser revogado, transferido ou partilhado com terceiros. A decisão é final e irrevogável“, informou o Instituto Nobel da Noruega no último sábado, depois da anunciada intenção de Corina Machado de enviar o prémio a Trump.
Ver esta publicação no Instagram
Foto: Reprodução Instagram The White House
