Atualidade

Morreu o cineasta português João Canijo

Morreu esta quinta-feira o cineasta português João Canijo. O realizador de filmes como “Fátima”, “Sangue do Meu Sangue” ou “Mal Viver”, tinha 68 anos.

Natural do Porto, morreu perto de Vila Viçosa, no distrito de Évora, onde tinha uma casa.

“Iniciou o seu percurso no cinema na década de 80, como assistente de realização de nomes fundamentais do cinema português e europeu, entre os quais Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, Wim Wenders ou Werner Schroeter. Talvez influenciado por essa aprendizagem diversa e exigente, a carreira de João Canijo é reconhecida por um olhar rigoroso e atento à complexidade das tensões humanas e sociais”, explica a Academia Portuguesa de Cinema na sua nota de pesar.

A notícia foi avançada pelo Público que informa que João Canijo foi encontrado morto esta quinta-feira, em sua casa, pela empregada doméstica. A CNN acrescenta que o realizador terá sofrido um ataque cardíaco fulminante.

Canijo, considerado como um dos realizadores mais importantes do cinema contemporâneo português, tinha atrizes com as quais trabalhava de forma recorrente como Rita Blanco e Anabela Moreira.

Concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim de 2023 com o filme “Mal Viver”. O filme foi selecionado para a competição oficial e acabou por arrecadar o Urso de Prata do festival.

João Canijo tinha dois filmes em fase de pós-produção: Encenação (com Miguel Guilherme, Rita Blanco, Anabela Moreira e Beatriz Batarda e As Ucranianas.

Foto: Facebook Academia Portuguesa de Cinema