Lifestyle

Como dormir com calor: controle a ansiedade durante os dias calorosos

As altas temperaturas dificultam o relaxamento do corpo, aumentando a probabilidade de interrupções no sono. Nem sempre é fácil arrefecer a casa adequadamente e quem sai prejudicado é o nosso corpo, não conseguindo descansar em condições. Uma noite com disrupções de sono é sempre uma manhã difícil e cansativa.

O calor excessivo pode intensificar sentimentos de ansiedade e nervosismo, o que faz com que o nosso cérebro tenha ainda mais dificuldade em adormecer ou em manter um sono profundo. Compreender estes desafios é o primeiro passo para encontrar soluções eficazes e garantir noites de sono mais tranquilas, mesmo quando as noites são extremamente quentes.

Impacto do calor no sono

O calor intenso pode causar uma série de efeitos fisiológicos que comprometem a qualidade do sono. Quando as temperaturas estão elevadas, o corpo precisa trabalhar arduamente para manter uma temperatura interna equilibrada. Esse esforço extra pode dificultar o relaxamento necessário para adormecer ou para efetuar os ciclos de sono necessários ao descanso humano durante a noite.

Uma noite em que se tem de dormir no calor pode, ainda, ser um fator que desencadeia episódios de ansiedade. Sensações de sufocamento e a incapacidade de encontrar uma posição confortável podem gerar irritação e agitação. A ansiedade, por sua vez, pode intensificar a perceção do calor, criando um ciclo vicioso que dificulta ainda mais o descanso. A combinação de calor e ansiedade pode fazer com que as noites pareçam intermináveis, afetando negativamente o humor e a produtividade no dia seguinte.

Como combater estas sensações nas noites mais quentes?

Existem algumas alterações ou incorporações que pode fazer na sua rotina quotidiana para facilitar uma boa noite de sono, mesmo nas noites mais tórridas:
• Ventilação adequada: A circulação de ar ajuda a dissipar o calor acumulado nos quartos. Uma das soluções mais simples é abrir janelas ao anoitecer, permitindo que o ar fresco circule, bem como bloqueando a entrada de sol e calor durante o dia.
• Alimentação leve à noite: Refeições pesadas exigem mais tempo e energia do corpo para a digestão, o que pode provocar desconforto e dificultar o adormecer. Opte por refeições leves e de fácil digestão ao jantar, como saladas frescas, sopas frias, ou peixes grelhados, pode ajudar a manter o corpo mais fresco e relaxado. Frutas como melão e melancia são excelentes escolhas devido ao seu alto teor de água, ajudando a hidratar e refrescar.
• Duche à temperatura do corpo: Um banho morno, que comece com a mesma temperatura do corpo e termine com uma temperatura mais fresca favorece um descanso profundo e revigorante, ajudando a regular a temperatura do corpo.
• Uso de melatonina: Nos dias de calor, quando o sono pode ser interrompido pelo desconforto térmico, a melatonina pode ser uma aliada valiosa. Ajuda a sinalizar ao corpo que está na hora de dormir, promovendo um descanso mais profundo e contínuo. Entre as opções disponíveis, o Melamil Dorminstant foi desenvolvido para favorecer a qualidade do sono, ajudando a acalmar a mente e a promover a sonolência, mesmo com calor intenso.
Como vê, ao incorporar algumas novidades na rotina e seguindo o exemplo dos nossos ancestrais, em especial os alentejanos que usam a técnica de fechar janelas de dia e abri-las de par em par durante a noite, é possível desfrutar de um sono tranquilo, mesmo nos dias mais quentes. Bons sonhos!