O Dia Internacional da Mulher assinala-se a 8 de março e o Grupo Porto Editora sugere livros que celebram a resiliência feminina.

SINOPSE
Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.
Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

SINOPSE
Uma história de irmãs separadas por séculos, mas unidas pelo poder do mar.
2019: Lucy acorda no quarto do ex-namorado, a asfixiá-lo. Horrorizada, foge para casa da irmã, Jess, numa cidade costeira em Nova Gales do Sul, em busca de conforto e de uma explicação para os sonhos vívidos que precederam o ataque. No entanto, Jess está desaparecida. Enquanto aguarda o seu regresso, Lucy vai descobrindo estranhos rumores sobre a cidade: desaparecimentos de homens ao longo de várias décadas, um bebé abandonado numa gruta à beira-mar, sussurros de mulheres vindos do oceano. Os sonhos de Lucy parecem mais reais do que nunca…
1800: Mary e Eliza são condenadas ao exílio e deixam o seu lar na Irlanda, embarcando num navio de prisioneiros com destino à Austrália. À medida que o barco as afasta de tudo o que lhes é familiar, começam a reparar em mudanças bizarras nos próprios corpos.
As sereias é um romance extraordinário sobre mulheres que enfrentam o inesperado e aceitam o potencial que descobrem em si mesmas. Uma história de resiliência feminina de cortar a respiração.

SINOPSE
Léa de Lonval, madura e elegante, dedica os últimos seis anos da sua carreira de cortesã de fartos rendimentos a Fred Peloux, um jovem mal saído da adolescência, mimado e excecionalmente bonito, a quem chama de Chéri. Ambos apaixonam-se, mas, ao silenciarem os seus sentimentos, afirmam a inevitabilidade do seu fim. Após a mãe de Chéri anunciar que encontrou uma noiva mais adequada para o seu filho, estes decidem terminar a relação, sem se aperceberem de que o amor, tal como eles, não é imune ao tempo.
Anos depois, Chéri encontra o seu mundo profundamente alterado pela Primeira Guerra Mundial. Perdidos por entre as memórias do passado, Chéri e Léa são obrigados a confrontar as mudanças que uma década forçou nas suas vidas e nas suas aparências.
A brilhante tradução de José Saramago traz-nos Colette, uma das mais célebres e controversas autoras da literatura francesa, com duas obras-primas que retratam temas eternos: a relação entre o poder e o amor e a irremediável tragédia do envelhecimento.

SINOPSE
Nos séculos de ouro da presença portuguesa na Índia, uma mulher cristã protagonizou uma história de amor proibido com o poderoso imperador do Indostão.
Juliana Dias da Costa, mulher excecional formada pelos jesuítas, rompeu os cânones do seu tempo, revelando uma cultura científica fora do comum e grandes habilidades diplomáticas, o que fez dela uma figura de grande destaque na corte mais rica e próspera do mundo. Tendo permanecido fiel à sua fé num ambiente predominantemente islâmico, Juliana ajudou a expandir a sua religião, ganhando reconhecimento tanto dos imperadores mogóis como do rei português.
A Senhora das Índias recorda uma paixão inesperada e o contexto histórico rico e fascinante do império mogol e das relações entre Portugal e a Índia.
Uma extraordinária história de amor e coragem que atravessa fronteiras e culturas, e que deixou um legado inigualável.

SINOPSE
Na China do século XIX, os pés enfaixados, ou «lótus dourados», são a marca de uma mulher honrada, eclipsando a beleza, um dote e até mesmo a linhagem na negociação de um casamento.
Quando, ainda criança, Florzinha é comprada pela família rica dos Fong para se tornar a muizai – uma criada – de Linjing, é obrigada a viver em servidão até que a sua senhora a venda ou lhe arranje um marido. Porém, Florzinha não só tem os pés enfaixados, o que é invulgar numa muizai, como é extraordinariamente dotada para o bordado, ambas características associadas às classes sociais mais altas – e a menina agarra-se à esperança de que, um dia, tais atributos se tornem o seu passaporte para a liberdade.
No entanto, ressentida com os talentos de Florzinha e enciumada pela clara preferência da mãe, Linjing tudo faz para impedir que a serva ascenda socialmente ou se torne uma mulher livre.
Ao longo dos anos, as duas raparigas ver-se-ão enredadas numa relação desigual e tensa, sendo forçadas a trabalhar em conjunto para garantir o futuro de ambas através do casamento de Linjing.
Até que um escândalo atinge a família Fong, e as vidas de Linjing e Florzinha são inesperadamente lançadas no caos. A queda de Linjing abre novas oportunidades para Florzinha – mas será que os seus destinos entrelaçados levarão ao triunfo ou à tragédia?

SINOPSE
Um romance sobre uma cidade dividida e a jornada de uma família marcada pela dor e por muitos segredos, até à liberdade e à reconciliação. Uma leitura emocionante que revela a vida por trás do Muro de Berlim.
Perto do fim da Guerra Fria, uma decifradora de códigos da CIA descobre um símbolo que reconhece desde a infância e que a levará até ao coração de Berlim, pouco antes da queda do Muro. Depois de encontrar um esconderijo de cartas com informações secretas, a criptógrafa da CIA Luisa Voekler descobre que o pai não só está vivo como está, provavelmente, a definhar numa prisão da Stasi, na Alemanha Oriental. É então que, mesmo sem um plano, Luisa parte numa desenfreada corrida contra o tempo para salvar o pai que nunca chegou a conhecer.
Juntamente com a história de Luisa, acompanhamos o seu pai, Haris Voekler, um orgulhoso berlinense oriental cujos olhos estão finalmente abertos para a dura realidade do domínio soviético.
A narrativa dupla explora temas de esperança e os laços inquebráveis da família. E à medida que as histórias de Luisa e Haris convergem, será inevitável envolvermo-nos nos seus destinos.

SINOPSE
Depois de abandonar abruptamente o emprego devido a um esgotamento, Jungmin muda-se para a periferia de Seul e refugia-se num novo apartamento, isolando-se do mundo durante meses a fio. Um dia, decidida a tomar um bom café, sai de casa, e o acaso leva-a a entrar num ateliê de cerâmica peculiar. O cheiro a barro, a luz filtrada pelas janelas cheias de plantas, a anfitriã calorosa e o café incrível despertam os seus sentidos e fazem-na sentir-se viva e inspirada pela primeira vez em muito tempo. À medida que as estações mudam, Jungmin regressa lentamente a si mesma e, na companhia dos outros membros do ateliê, começa a trabalhar o seu passado e a moldar o seu futuro na roda de oleiro, redescobrindo os afetos, a amizade e o amor.

SINOPSE
O destino de Daria, a filha, começa a escrever-se quando um diagnóstico inesperado vem ensombrar o seu nascimento. A vida de Ada, a mãe, sofre um enorme sobressalto quando, quase aos cinquenta anos, descobre que uma doença grave lhe consome o corpo e encurta os dias. Mais do que sentença de morte, o cancro que lhe vai roubando as forças torna-se uma oportunidade para se dirigir à filha e contar-lhe a sua história.
Tudo passa pelos corpos de Ada e Daria: as lutas quotidianas, a raiva, os segredos, mas também as alegrias inesperadas e os momentos de uma ternura infinita. Dilacerantes, as palavras que a mãe oferece à filha atravessam o tempo – passado e presente entrelaçam-se numa dança que parece eterna.
Vencedor do prestigiado Prémio Strega 2023, Como o Ar é um romance de extraordinária força. Relato do inabalável amor entre mãe e filha, é também uma história de coragem em que cada momento é oferecido ao leitor como uma dádiva.

SINOPSE
«Este é um romance sobre personagens históricas, mas não um “romance histórico”, na medida em que pretende seguir/reconstituir/aproximar-se o mais possível da realidade, obrigando-se a usar sobretudo a interpretação (que as torna visíveis), reduzindo ao mínimo a fantasia (que iria “atraiçoá-las”). Apesar da subjectividade inevitável de tudo o que é escrito, procura ser “objectivo”, porque alicerçado em documentos.
Uma vez que Freud sempre teve voz e Martha foi até 2011 silenciada e reduzida ao estereótipo de esposa, mãe e dona de casa, descobrir a sua personalidade “real” não me interessou menos do que a do homem célebre, complexo e multifacetado da sua vida. Aliás, neste caso a celebridade não importa, a matéria do livro é o diálogo de duas pessoas em igual medida importantes, que mutuamente se procuram, encontram e desencontram.
É possível que para o leitor (como no início para mim) as figuras de ambos se revelem muito diferentes do que esperaria. O que não considero uma perda, mas uma revelação surpreendente.»

SINOPSE
Quem é Kim Jiyoung?
Kim Jiyoung é uma menina nascida numa família que queria um menino. Uma irmã obrigada a dividir um quarto enquanto o irmão fica com um só para ele.
Uma rapariga perseguida na escola por professores do sexo masculino. Uma filha cujo pai a culpa quando ela é assediada na rua.
Kim Jiyoung é uma boa aluna que não recebe qualquer recomendação para estágios.
Uma funcionária-modelo que é esquecida nas promoções. Uma esposa que abdica da sua independência por uma vida doméstica.
Kim Jiyoung começou a agir de forma estranha.
Kim Jiyoung está deprimida.
Kim Jiyoung é todas as mulheres.

SINOPSE
Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário. É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo.
Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky.
A aventura destas mulheres – e dos homens que amam – torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos.
Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação – e o poder da palavra escrita – será suficiente para as salvar?

SINOPSE
Verão de 1938: Frida Kahlo faz a sua primeira exposição individual em Nova Iorque. O sucesso é estrondoso e o nome Frida Kahlo é celebrado no meio artístico de Manhattan. Frida atingiu um ponto de viragem na sua vida. Finalmente começa a ser reconhecida como pintora por direito próprio e não apenas como a mulher do famoso Diego Rivera.
É nesta nova fase que Frida reencontra o fotógrafo Nickolas Muray com quem vive uma paixão envolta num turbilhão de emoções. Ao mesmo tempo, a sua vida gira cada vez mais em torno da arte, que lhe serve de inspiração para o amor e para a vida enquanto mulher.
Com um conhecimento profundo e uma enorme sensibilidade, a autora bestseller Caroline Bernard revela um lado de Frida Kahlo até agora desconhecido, narrando uma grande história de amor e de liberdade.
Bem-estar e Desenvolvimento Pessoal
Para uma vida mais plena…

SINOPSE
O que acontece no cérebro durante a menopausa?
Em Menopausa – o seu cérebro em mudança, Lisa Mosconi explica de que forma o cérebro da mulher se altera durante esta fase da vida e como, ao contrário do que possa imaginar, o declínio cognitivo e o desconforto físico podem ser combatidos.
A menopausa não marca o fim de uma era, bem pelo contrário, é apenas uma transição para um novo e significativo capítulo na vida das mulheres.
Num livro de leitura obrigatória, Mosconi demonstra como lidar com os sintomas típicos desta fase – como os característicos calores, confusão mental e alterações de humor –, para que todas as mulheres possam viver a menopausa de forma positiva, com energia e saúde.
Descubra tudo o que precisa para encarar esta nova fase da sua vida de forma tranquila e confortável.

SINOPSE
O que desejas quando ninguém está a ver?
O que desejas quando as luzes se apagam?
O que desejas quando pensas em sexo e ninguém sabe quem és?
Quando falamos de sexo, falamos de sensualidade e maternidade, infidelidade e exploração, consentimento e respeito, amor e ódio, prazer e dor. No entanto, por várias razões, são muitas as mulheres que não se sentem bem em falar abertamente sobre a sua relação com o amor e o sexo. Gillian Anderson procurou mudar essa realidade, desafiando mulheres de todo o mundo a partilharem os seus desejos e as suas fantasias sexuais mais ousadas, de forma totalmente anónima.
O resultado é este livro único, que junta centenas de cartas (incluindo a da própria autora), revelando os sentimentos mais profundos e íntimos, desde a vontade de ter prazer com alguém proibido a imaginar cenas com múltiplos parceiros, de experienciar um amor terno e brincalhão a um amor mais aventureiro e sem limites.
Desejo é uma obra que marca uma geração e abre uma janela para o recanto mais secreto da mente feminina. Uma forma de expressão da mais pura liberdade da mulher, sem pudores nem receios.

SINOPSE
Através da sua visão do Sagrado Feminino, Inês Gaya tem como propósito de vida levar as mulheres a conhecerem mais sobre o seu corpo, os seus ciclos, os seus mistérios e a sua sabedoria interna.
Com a ajuda de técnicas ancestrais, rituais, meditações e outros exercícios, Sagrado Feminino é um guia completo que convida e conduz cada leitora por uma maravilhosa viagem de regresso a casa.
A bíblia que qualquer mulher deve manter por perto para resgatar o seu poder feminino, curar emoções e despertar o seu potencial ilimitado.
«Este livro é um manual que devemos manter sempre por perto. Se possível, na mesa de cabeceira. Mergulhe nele com a mente aberta. E não há volta a dar: acabará mesmo por descobrir a sua Luz. Porque o Sagrado Feminino é Luz pura e todas a temos.»

SINOPSE
Depois do sucesso do livro Autocompaixão, Kristin Neff apresenta ideias inovadoras sobre o poder da gentileza na transformação da vida de qualquer mulher quando associada a uma certa firmeza, assertividade e ação. É importante sermos bondosas e aceitarmo-nos com todas as nossas imperfeições, mas também sabermos dizer não, estabelecermos limites e agirmos com coragem, ao invés de subordinarmos as nossas necessidades às dos outros.
É neste equilíbrio entre a prática de uma autocompaixão gentil e destemida que reside o encontro com o bem-estar e a serenidade. Podemos ser bondosas sem sermos submissas e mostrar garra sem sermos agressivas.
Através de relatos reais e fornecendo ferramentas simples, a autora mostrar-lhe-á como ganhar a força de que precisa para se sentir empoderada e motivada a mudar a sua vida e o mundo ao seu redor.
