Atualidade

AD ganha eleições e Montenegro espera convite para formar Governo

Os portugueses dirigiram-se às urnas este domingo para votar nas eleições legislativas mais participadas dos últimos anos.

Ficou claro que os portugueses queriam uma mudança e a Aliança Democrática – coligação formada pelo PSD, CDS-PP e PPM – venceu as eleições com 29,49%, elegendo 79 deputados. AD ganhou com vantagem mínima para o PS, apenas mais dois do que o PS.

O Chega consolidou-se como a terceira força política, conseguindo quadruplicar o número de deputados no Parlamento para 48.

Luís Montenegro espera agora o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para formar Governo, reiterando o “não é não” ao Chega, cumprindo o que disse na campanha. “Nunca faria tamanha maldade de incumprir o meu compromisso“, vincou no discurso de vitória.

O PS perdeu a maioria absoluta conquistada nas eleições legislativas de 2022, passando a ser a segunda força política com 77 deputados.

Pedro Nuno Santos prometeu que o partido vai liderar a oposição e tentará “recuperar os portugueses descontentes” e adiantou que os socialistas não aprovarão “moções de rejeição nem de confiança” ao governo da AD.

Ainda falta apurar os resultados nos círculos da emigração, que elegem quatro deputados. Só no dia 25 de março é que vão ser lançados os resultados oficiais das eleições legislativas 2024.