Lifestyle

Abertas candidaturas: Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Instituto Português do Desporto e Juventude informa que estão abertas, desde o dia 10 de abril, as candidaturas às entidades promotoras de voluntariado jovem para a 6.ª edição do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.

Para este ano, o programa recebeu um reforço de 1,5 milhões de euros e conta com o apoio do IPDJ, do Fundo Ambiental e da Proteção Civil. Nas anteriores edições foram apoiados cerca de 1.400 projetos, executados por mais de 800 entidades, contemplando perto de 10 000 participações de jovens voluntários/as.

Podem candidatar-se ao programa entidades privadas sem fins lucrativos, autarquias e estabelecimentos de ensino públicos e privados.

O programa destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos que estejam interessados em participar em atividades de voluntariado em áreas protegidas, parques naturais, reservas naturais, entre outras áreas de interesse ecológico. Os/as voluntários/as terão a oportunidade de contribuir para a promoção de boas práticas ambientais e de valorização do património natural e cultural, adquirindo novas competências pessoais e profissionais.

O Estado reconhece o valor social do voluntariado, como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária, pelo que o IPDJ legitima o voluntariado como espaço fundamental de aquisição de saberes, certificando, por isso, as atividades de voluntariado e permitindo que essa aquisição de saberes possa ser identificada pela sociedade como uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e curricular dos/as jovens.

Saiba mais sobre este programa em https://ipdj.gov.pt/-/candidaturas-abertas-para-entidades-promotoras-de-voluntariado-jovem-para-a-natureza-e-florestas ou contactando qualquer um dos Serviços Regionais do IPDJ, IP.