Lifestyle

Portuenses eleitos entre os mais amigáveis da Europa

Podem ser vários os fatores que contribuem para a atração de uma cidade por quem a visita. A revista de viagens de luxo voltada para o viajante independente e sofisticado, Condé Nast Traveller, perguntou aos seus leitores por uma caraterística: o da afabilidade dos habitantes.

O Porto e os portuenses conquistaram o quinto lugar no ranking dos ‘habitantes mais amigáveis‘ entre as cidades europeias mais sorridentes, mais amigáveis e que melhor sabem receber. A lista referente a 2022 é liderada por San Sebastián, no País Basco, e inclui também Bruges, na Bélgica, a islandesa Reykjavik, ou a capital da Dinamarca, Copenhaga.

A  publicação britânica realça que a cidade “tem atraído um número crescente de viajantes, que se apaixonam pelo clima ensolarado, pelo charme antiquado, pela rica mistura de arquitetura” e pelas suas “pessoas acolhedoras e vida noturna vibrante”.

Também “a cena hoteleira do Porto está à altura do desafio”, com espaços “peculiares” ou “nomes de luxo reconhecíveis”, seja “espalhados ao longo do Rio Douro”, seja “aninhados nas colinas que o rodeiam”, reconhece a Condé Nast Traveller.

Na lista também se fala de Lisboa, que “se tornou rapidamente num favorito robusto para viajantes de fim de semana, juntando ruas de calçada histórica, arquitetura Art Deco e Neoclássica que evadiram a destruição“. Realçando “alguns dos chefs mais excitantes da Europa” que trabalham na capital portuguesa, bem como lojas de moda de alta costura.

Muitos fatores devem juntar-se no julgamento de uma cidade: a sua história, arquitetura e cenário artístico de renome mundial, para citar alguns, bem como as considerações mais contemporâneas, como a oferta gastronômica. No entanto, como em qualquer coisa, são as pessoas que realmente podem elevar um lugar, e as cidades da Europa abrigam alguns dos habitantes mais amigáveis do mundo“, sublinha a revista.

Foto de capa: José Gageiro / Movephoto