Atualidade

Os filmes favoritos dos futebolistas portugueses

Conheça melhor os jogadores portugueses e descubra quais os seus filmes favoritos no momento de relaxar

Seguidos no campo por milhões de adeptos, com jogadas e desempenhos analisados ao pormenor e uma história desportiva conhecida por todos os seus seguidores, os jogadores de futebol são pessoas comuns, que apreciam momentos da normalidade quotidiana de todos, como ver um bom filme, assistir a um espetáculo musical ou ir a um concerto.

Para lá das quatro linhas, de que sites como o apostar no mma, permitem acompanhar ao detalhe, com todos os resultados, calendários e novidades dos jogadores de mma, bem como as apostas desportivas e os eventos, há o homem comum, que escolhe como passatempos ler, ver televisão ou ouvir música.

Fomos descobrir quais os filmes favoritos de topo dos futebol portugueses, para que conheça melhor os atletas e saiba mais sobre as preferências cinéfilas dos jogadores de futebol.

Uma lista de filmes eclética

Entre os thrillers 2022, os documentários, as biografias ou os filmes desportivos, saiba quais os eleitos dos futebolistas como melhores filmes. Na lista vai encontrar nomes como:

● Sexto Sentido;
● Soldado Universal;
● O Caso Figo: A Transferência que mudou o futebol;
● O Gladiador
● Os Condenados de Shawshank
● Homens de Honra
● Velocidade Furiosa
● Zidane, Un portrait du 21ème siècle
● Pelé: o nascimento de uma lenda
● Malcom X

Estes são apenas alguns dos títulos de filmes favoritos dos jogadores portugueses, de vários realizadores e atores, que passam por nomes como Russel Crowe, Robert de Niro ou Bruce Willis. Na lista também os documentários sobre alguns dos jogadores que fizeram história no mundo do futebol, como Luís Figo, Zidane ou Pelé.

O Sexto Sentido

Lançado em 1999, O Sexto Sentido tem como protagonistas principais o psicólogo infantil Malcolm Crowe, papel desempenhado por Bruce Willis e Cole Sear, uma criança com problemas de socialização, protagonizado pelo jovem Haley Joel Osment.

Não é um thriller 2022, porém este filme de suspense e drama, realizado por M. Night Shyamalan, continua a figurar entre os melhores filmes do género e ser apontado como favorito por alguns jogadores de futebol.

O Gladiador

O filme, de maio de 2000, valeu a Russel Crowe o Óscar de melhor ator.

O imperador Marco Aurélio é assassinado sem antes fazer a sua última vontade: nomear o seu braço-direito e fiel seguidor, Narcissus Maximus, regente do decadente império. Commodus, filho de Marco Aurélio e legítimo herdeiro do poder, decide então destruir o general e toda a sua família. Maximus escapa com vida mas acaba nas mãos de um
negociador de escravos, tendo de demonstrar o que vale nas arenas enquanto gladiador.

Realizado por Ridley Scott, o Gladiador entra na lista de preferências cinéfilas de alguns jogadores portugueses.

Homens de Honra

Inspirado na história verídica de Carl Brashear, o primeiro negro a alistar-se na marinha americana, “Homens de Honra”, com as brilhasntes interpretações de Robert de Niro e Cuba Gooding, é uma história de sacrifício, superação e coragem.

Realizado por George Tillman Jr, o filme chegou ao grande ecrã em fevereiro de 2001 e continua a ser um filme de referência para muitos jogadores. Este filme conta-nos a história de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.), o filho de um rendeiro de Kentucky que se alista na Marinha. O oficial de treino de Carl, Billy Sunday (Robert DeNiro), não quer ajudá-lo a alcançar as suas ambições. Sunday, um conhecido sargento da marinha e mergulhador é tão bom a causar problemas como é a mergulhar. Ele provoca e desafia Carl, numa tentativa de o levar a recuar e a desistir. Mas Carl tem outras ideias. O seu objetivo está delineado, a sua determinação estabelecida. Nada irá intrometer-se no seu sonho de se tornar um mergulhador da Marinha.

Os Condenados de Shawshank

O filme Os Condenados de Shawshank, de março de 1995, conta com as magníficas interpretações de Morgan Freeman e Tim Robbins e foi nomeado, nesse ano, para sete Óscares, entre os quais o de melhor filme, melhor actor principal (Morgan Freeman) e melhor argumento adaptado (Frank Darabont).

O surpreendente drama de um banqueiro, aparentemente inocente, condenado a prisão perpétua pelo duplo homicídio da mulher e do seu amante. Ao longo de vinte anos torna-se amigo de um recluso negro, ajuda os reclusos na reabilitação e dá a ganhar uma fortuna ao corrupto diretor do estabelecimento. No fim consegue fugir e revelar um enorme escândalo financeiro que irá manter o diretor na prisão mas agora do outro lado das grades.

Os filmes desportivos

Para além destes poderosos títulos, apreciados por jogadores de futebol e pelo público em geral, a lista de filmes favoritos dos jogadores de futebol conta ainda com documentários e biografias sobre lendas do futebol mundial, nos catalogados filmes desportivos.

Nesta categoria, de entre os filmes favoritos de topo dos e sobre os jogadores de futebol, encontramos as histórias de superação e de vitória de nomes como:
1. Pelé
2. Cristiano Ronaldo
3. Luís Figo
4. Zinedine Zidane
5. Diego Maradona

Os títulos de filmes favoritos dos jogadores vai mudando em função das novidades e estreias, mas existem clássicos e documentários que continuam a figurar na lista com o passar dos anos.