Atualidade

Angelina Jolie cria conta no Instagram para mostrar carta de jovem afegã

A atriz, cineasta e ativista humanitária americana, de 46 anos, criou uma conta no Instagram para dar voz aos que a não têm e dar a conhecer ao mundo uma carta que recebeu de uma adolescente afegã, após os taliban terem assumido o poder no país.

Esta é uma carta que foi enviada por uma adolescente no Afeganistão. Agora mesmo, as pessoas no Afeganistão estão a perder a capacidade de comunicar nas redes sociais e de se expressarem livremente. Por isso, vim para o Instagram para partilhar as suas histórias e as vozes de pessoas em todo o mundo, que lutam pelos direitos humanos básicos“, começou por dizer Angelina Jolie na sua primeira publicação na rede social.

Eu estava na fronteira com o Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde encontrei refugiados afegãos que haviam fugido dos taliban. Isso foi há vinte anos. É revoltante ver os afegãos a ser deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta do seu país. Gastar tanto tempo e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isso é uma falha quase impossível de entender“, lamentou.

Assistir por décadas como refugiados afegãos – algumas das pessoas mais capazes do mundo – são tratados como um fardo também é repugnante. Sabendo que, se tivessem as ferramentas e o respeito, o quanto fariam por si mesmos. E conhecer tantas mulheres e meninas que não só queriam uma educação, mas lutavam por ela. Como outros que estão comprometidos, não vou me afastar. Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que vocês se juntem a mim“, prometeu a estrela de Hollywood.

Na carta a adolescente relata os seus pensamentos: “Um dia, eles vieram a nossa casa e ficamos com tanto medo que depois daquele dia pensei em como seria a hora de ir para a escola nessa situação. Todos nós perdemos a nossa liberdade e estamos presos novamente“.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Angelina Jolie (@angelinajolie)

A adesão da atriz e também ativista, filantropa, às redes sociais, foi impressionante.

Apenas 16 horas depois de Jolie criar a sua primeira publicação, Angelina Jolie já tinha 4,7 milhões de seguidores e quase dois milhões de “gostos” na partilha.