Atualidade

Barack Obama lamenta a morte da sua “amada avó”

Mama Sarah Obama, avó do ex-presidente norte-americano Barack Obama, morreu esta segunda-feira aos 99 anos em Kisumu, no Quénia.  Em jeito de homenagem, o famoso neto, deixou-lhe uma homenagem numa nota partilhada nas redes sociais.

A minha família e eu estamos de luto pela perda da nossa amada avó, Sarah Ogwel Onyango Obama, carinhosamente conhecida por muitos como “Mama Sarah”, mas conhecida por nós como “Dani” ou Vovó. Nascida no primeiro quarto do século passado, na província de Nyanza, às margens do Lago Vitória, ela não teve educação formal e, conforme os costumes da sua tribo, foi casada com um homem muito mais velho quando era apenas uma adolescente. Ela passaria o resto da sua vida no minúsculo vilarejo de Alego, numa pequena casa construída com tijolos de barro e palha e sem eletricidade ou saneamento interno. Lá, criou oito filhos, cuidou das suas cabras e galinhas, cultivou uma variedade de produtos agrícolas e levou o que a família não usava para vender no mercado local ao ar livre“, começou por escrever Barack Obama na legenda de uma foto sua ao lado da avó.

Embora não fosse a sua mãe biológica, vovó criaria o meu pai como se fosse seu, e foi em parte graças ao seu amor e incentivo que ele foi capaz de desafiar as adversidades e se sair bem na escola para conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma universidade americana. Quando a nossa família enfrentava dificuldades, a sua casa era um refúgio para os seus filhos e netos, e a sua presença era uma força constante e estabilizadora. Quando viajei pela primeira vez ao Quénia para aprender mais sobre a minha herança e o meu pai, que já havia falecido, foi a vovó quem serviu de ponte para o passado, e foram as suas histórias que ajudaram a preencher um vazio no meu coração“, continuou a contar aquele que foi o primeiro afro-americano a ocupar o cargo de ex-presidente dos EUA.

Durante o curso da sua vida, a avó testemunhou mudanças históricas ocorrendo ao redor do globo: guerra mundial, movimentos de libertação, pousos na lua e o advento da era do computador. Ela viveria para voar em jatos, receber visitantes de todo o mundo e ver um dos seus netos ser eleito para a presidência dos Estados Unidos. E, no entanto, o seu espírito essencial – forte, orgulhoso, trabalhador, impressionado com as marcas convencionais de status e cheio de bom senso e bom humor – nunca mudou“, descreveu orgulhoso o 44.º presidente dos Estados Unidos.

Sentiremos muito a falta dela, mas celebraremos com gratidão sua longa e notável vida“, concluiu Obama.

A idosa tinha sido internada devido a problemas de diabetes, uma doença que a levou ao hospital várias vezes durante os últimos dois anos. “Diagnosticaram-lhe um acidente vascular cerebral em setembro do ano passado e teve problemas relacionados com glicemia“, revelou a filha de Mama Obama, que deu entrada no domingo no Hospital Universitário Jaramogi Oginga Odinga, tendo morrido às 04h45 locais (02h45 em Lisboa) de segunda-feira.

A matriarca, que era a terceira mulher do avô paterno do ex-Presidente Obama, tornou-se uma celebridade na vila de Kogelo (no condado de Siaya, também no oeste do país) onde morava, conhecida como “a aldeia de Obama”.