Atualidade

O país despediu-se de Carlos do Carmo ao som de “Lisboa Menina e Moça”

A Basílica da Estrela, em Lisboa, foi palco esta segunda-feira do último adeus a Carlos do Carmo, que morreu no dia 1 de janeiro, aos 81 anos, no Hospital de Santa Maria, vítima de um aneurisma.

O velório teve início às 10 horas e a missa de corpo presente começou às 15 horas.

O caixão deixou a Basílica ao som de “Lisboa Menina e Moça” tocada por guitarristas, canção, que a partir de hoje, dia 4 de janeiro, é a música oficial da cidade.

O fado “Lisboa Menina e Moça”, eternizado pela voz de Carlos do Carmo, passa assim a ser a canção oficial da capital portuguesa, revelou o presidente da câmara de Lisboa, esta segunda-feira.

“‘Lisboa Menina e Moça’ passará a ser a canção oficial de Lisboa. É a melhor homenagem que a cidade pode prestar a Carlos do Carmo, durante anos o grande embaixador do Fado”, anunciou Fernando Medina nas suas redes sociais.

A decisão foi tomada “com o acordo unânime dos vereadores e que perpetua a importância do fadista para Lisboa e da canção – com letra de Ary dos Santos e Fernando Tordo e música de Paulo de Carvalho – que melhor caracterizou a nossa cidade”, e vem perpetuar a importância do fadista para Lisboa.

Em dia de luto nacional, a cidade amanheceu com diversos muppies e cartazes em agradecimento ao fadista. As imagens foram também partilhadas nas redes sociais do autarca que mencionou na legenda: “Lisboa amanheceu assim! Numa manhã que amanhece, um país inteiro agradece. Carlos do Carmo – 1939-2021“.

Fotos do funeral: DR