Atualidade

Morreu a atriz Maria Alice Vergueiro do “Tapa na Pantera”

Morreu esta quarta-feira, 3 de de maio, Maria Alice Vergueiro, uma das mais importantes atrizes do teatro no Brasil, conhecida em Portugal por, aos 71 anos, ter feito furor na internet com um “Tapa na Pantera”.

A atriz, de 85 anos, estava internada nos cuidados intensivos de um hospital de São Paulo, devido a uma pneumonia. Desde 2003 que fazia tratamento para a doença de Parkinson.

Corria o ano de 2006 quando surgiu o relato de uma mulher a dissertar durante três minutos sobre os benefícios da maconha (cannabis) — “eu fumo há 30 anos, todos os dias (todos os dias, não pulo nenhum), e não estou viciada”, testemunhava Maria Alice Vergueiro.

O vídeo despretensioso depressa se tornou viral, correu mundo e tem mais de oito milhões de visualizações. Apesar dos seus papeis no cinema e na televisão, para além do teatro, foi com o vídeo do YouTube que Maria Alice Vergueiro conseguiu a verdadeira popularidade.

Formada em pedagogia, chegou a ser professora universitária, mas foi nos palcos, no cinema e na televisão que construiu uma extensa carreira.

Não tive consciência do tamanho que foi na época. Eu não tinha nem computador! Mas soube que as pessoas assistiam ao vídeo: 500 mil pessoas, 1 milhão… Achei que era legal, pelo menos meus netinhos poderiam me ver. Hoje eu reconheço a importância do vídeo: virei uma celebridade alternativa, porque mexia com um tema complicado. As pessoas são hipócritas, mas é uma coisa velada. Achei engraçado” disse em 2015 a atriz, defensora da legalização da cannabis, à revista Quem. Recorde o “Tapa na Pantera”: