Atualidade

Ana Bola de luto pela morte da mãe

A atriz de 67 anos vive esta quadra natalícia de luto pela morte da sua mãe, que faleceu há um mês, aos 95 anos.

Ana Bola falou pela primeira vez sobre a sua perda, no podcast da Rádio Comercial ‘Cada Um Sabe De Si’, onde recordou que foi em palco que encontrou forças para adormecer a sua dor.

A minha mãe morreu a uma quarta e foi cremada na quinta. Eu tinha espetáculo no Porto na sexta, mas fui fazer. E foi muito terapêutico. Foi muito, muito terapêutico. Ainda pensei: ‘Será que vou ser capaz?’ (…) Mas a partir do segundo em que se entra em palco, a vida cá fora acaba. Depois chorei nos intervalos, como é óbvio. E continuo e continuarei a chorar com saudades dela“, revelou a humorista, acrescentando que, apesar de a mãe estar doente há muito tempo, nunca se conseguiu preparar para o momento da sua morte.

O que se sente” em momentos como este “são saudades irremediáveis”, confessou.

Eu via-a em sofrimento já há tanto tempo que achava que era quase uma misericórdia que ela fosse, que ela adormecesse. E até esteve tempo demais a sofrer, o que não faz muito sentido no fim da vida. Mas enfim. E houve uma noite em que ela foi, adormeceu”, contou.

Pensei sempre que ia sentir algum alívio por ela, porque já era insuportável vê-la daquela maneira (…) mas no dia em que ela partiu fiquei em estado de choque. Se me dissessem ‘queres a tua mãe aqui outra vez, mesmo como ela estava?’, eu dizia ‘quero’. Isto é de um egoísmo atroz”, confessou.

Ana Bola retrata a mãe como “uma mulher cheia de sentido de humor“, que “teve uma vida bastante agradável e positiva”.