Saúde & bem-estar

Conheça os 7 alimentos que previnem o aparecimento de constipações

Com a chegada do outono, chegam também as temperaturas incertas: ora está frio, ora está calor, de manhã chove e à tarde o sol brilha. Com estas irregularidades é importante reajustarmos a nossa alimentação, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época. Há determinados alimentos que poderão fazer toda a diferença na promoção da sua saúde nesta altura do ano, se estiverem inseridos numa dieta equilibrada e adequada:
• Sopa
Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações. Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 L de água diariamente nesta época do ano.
• Gengibre
Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação. Este tem um poderoso poder anti-inflamatório que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta. Alguns estudos demonstram ainda que tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.
• Alho
O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.
• Pimento vermelho
O pimento vermelho é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel muito importante no sistema imunitário, principalmente quando já se encontra doente. No entanto o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso então deverá evitá-lo.
• Espinafres
Por ser um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja, kiwi, por exemplo, ou em cru numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.
• Aveia
Quando estiver doente, experimente fazer papas de aveia quentes. Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Por outro lado, contém polifenóis (antioxidantes) e fibras que também fortalecem o sistema imunitário e promovem a saciedade.
• Curcuma
A curcumina, o composto natural da curcuma é um potente composto anti-inflamatório. Foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos (os “soldados” do seu corpo). Certifique-se que combina a curcuma com pimenta preta de forma a aumentar significativamente a absorção de curcumina. Experimente fazer a bebida “Golden Milk” – adicione a uma bebida vegetal (bebida de amêndoa, por exemplo), adicione gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.

Artigo de Catarina Sofia Correia
Nutricionista Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut – Grupo VivaGym