Off the record

Portugueses campeões em diferentes ligas antes do Mundial

No dia 17, Fernando Santos anunciará os 23 jogadores que estarão na fase final do Mundial na Rússia. Os entendidos têm já garantidos 16 nomes na convocatória, mas tudo está em aberto e, quem sabe, o desfecho dos campeonatos além-fronteiras não inspire o selecionador, até porque não faltam campeões “made in Portugal”.

Entre os craques lusos a festejarem conquistas além-fronteiras, tivemos Ruben Neves, Roderick, Ivan Cavaleiro, Ruben Vinagre, Hélder Costa e Paulo Gonçalves a conquistarem a segunda divisão inglesa (e respetiva promoção à principal Liga) pelo Wolves, sob orientação de Nuno Espírito Santo.

Ainda em terras de Sua Majestade, mas na Premier League, o Manchester City de Pep Guardiola já se sagrou campeão inglês há algumas jornadas, a par de muitos recordes somados, o último deles com toque de Bernardo Silva que, em todos os momentos conta com o apoio da noiva, Alicia Verrando.

Nelson Semedo e André Gomes são campeões de Espanha ao serviço do Barcelona, a par da Taça do Rei. O primeiro foi mais vezes usado pelo técnico Ernesto Valverde, mas os festejos na Catalunha foram merecidos pelos dois ex-benfiquistas que, no Instagram, fizeram questão de mostrar toda a folia.

Aos 34 anos, Nuno Morais é uma peça importante do APOEL de Nicósia que lidera o campeonato cipriota, mas apenas a um ponto do Apollon. A manter a liderança, será campeão pela sexta vez consecutiva.

O talento português não se vê só em campo, mas também no banco, e já falamos no mérito de Espírito Santo em Inglaterra, por isso na Ucrânia, outro mister que já passou pelo FC Porto dá cartas: Paulo Fonseca é o homem que está à frente do primeiro lugar do Shakhtar na Ucrânia e que acabou de ganhar a sua segunda taça naquele país.

O plantel é o segredo do sucesso e, em França, Antero Henrique é o diretor desportivo do Paris Saint-Germain que se sagrou campeão já em abril pela quinta vez em seis anos e, esta terça-feira, ergueu o troféu da Copa de França.

Fernando Santos só pode escolher futebolistas, mas a verdade é que não falta talento lusitano além-fronteiras para baralhar as contas rumo ao Mundial que entra agora em contagem decrescente.

No país que receberá a prova maior do desporto-rei, Eder Lopes celebrou o seu primeiro campeonato russo pelo Lokomotiv de Moscovo, onde também joga Manuel Fernandes.