Saúde & bem-estar

Enfrente a primavera comendo estes superalimentos

A estação já começou mas este tempo frio teima em deixar-nos agarrados ao inverno. Quando o corpo só pede agora um tempo quente e sol, e consequentemente motivação para sair de casa e ser ativo, nada melhor que dar o que ele precisa.

Como? Através destes superalimentos que ajudam a reconstruir o seu sistema, em baixo por conta do clima frio, falta de luz solar e falta de movimento.

Estes alimentos em concreto dão um toque especial quando se trata de nutrir e desintoxicar o corpo e estimular o sistema.

Alcachofras

As alcachofras são um superalimento para o fígado e a vesícula biliar. Embora existam muitas receitas, pode obter todos os seus benefícios para a saúde preparando-as de uma forma muito simples.

Pode cozinhá-las e mergulhar as folhas no azeite. Pode cortar a parte superior e puxar as folhas exteriores até começar a expor as mais macias e depois esfregar todas as superfícies cortadas com sumo de limão, para evitar a oxidação.

Coloque em alguns centímetros de água a ferver e adicione um pouco de sumo de limão e sal e deixe cozinhar até ficarem macias. Por fim, adicione ainda o seu molho preferido, como maionese ou manteiga de limão derretida, por exemplo.

Também pode comer o coração e o caule.

Embora seja discutível se os alimentos (ou suplementos) podem desempenhar um papel no aumento dos níveis de glutationa [antioxidante hidrossolúvel], as alcachofras demonstraram ter esse impacto.

A glutationa é um dos antioxidantes mais potentes que existe e desempenha um papel na desintoxicação, envelhecimento e longevidade.

Para além de conterem imensa fibra e antioxidantes, as alcachofras são uma boa fonte de vitamina C, magnésio, potássio, ácido fólico e ferro.

Beterraba

Beterraba é outro superalimento para o fígado. Contém uma substância chamada betaína, que tem um poderoso impacto positivo nas vias de desintoxicação do fígado e também pode ajudar na redução da inflamação sistémica no corpo.

Beterraba é ótima para adicionar a saladas ou como um acompanhamento para completar a refeição. Pode ser cozida em grandes quantidades no forno, pois aguentam-se bem no frigorífico.

Caldo de ossos/Colagénio

Nenhuma lista de superalimentos seria completa sem caldo de ossos. Pode não parecer tão atraente saborear uma chávena quente de caldo nos dias quentes e, por isso, um pó de colagénio de alta qualidade é sempre uma boa opção para ter em casa.

O colagénio é uma proteína semelhante à que está presente num caldo ósseo gelatinoso (o tipo de caldo que se parece com gelatina no frigorífico).

Pó de colagénio, especialmente do tipo hidrolisado, pode ser dissolvido em café, chá ou outros líquidos e é uma ótima maneira de obter uma proteína de alta qualidade e bem equilibrada na sua dieta.

De particular interesse é o aminoácido glicina, que desempenha um papel importante na desintoxicação. A maioria das pessoas é deficiente nesse aminoácido.

Cogumelos

Os cogumelos são um alimento frequentemente ignorado, mas contêm numerosos nutrientes que não podem ser encontrados em grandes quantidades em muitos outros alimentos. Um deles é o selénio, que é benéfico para a tiróide (e consequentemente o metabolismo).

Cogumelos cozidos também são uma excelente maneira de desintoxicar o trato digestivo. Muitos suplementos de fibra podem causar inchaço, mas os cogumelos não têm esse impacto e são muito saborosos quando salteados em manteiga ou azeite.

Existem também inúmeras variedades de cogumelos, por isso sinta-se à vontade para experimentar, pois todos têm um sabor, textura e perfil de nutrientes diferentes.

Sal

Sim, o sal é muitas vezes esquecido como alimento saudável, mas o sal fornece ao corpo alguns minerais essenciais. Quando o corpo está sob stress, os minerais podem ser esgotados numa taxa rápida.

O sal é uma forma de contrabalançar isso, é claro, quando equilibrado com uma dieta rica em minerais. Recomenda-se salgar todos os alimentos a gosto com um sal marinho de alta qualidade ou conservas e sal em conserva.

Estes tipos de sal geralmente não contêm aditivos. A única coisa que deve dizer no rótulo é “sal” ou “sal marinho”.

Algumas pessoas podem até querer adicionar uma pitada extra de sal à sua garrafa de água. Esta é uma ótima maneira de adicionar eletrólitos naturais à sua água caso esteja a transpirar muito.

Queijo Gouda

O gouda é carregado com vitamina K2 – um dos nutrientes mais importantes e um que a maioria das pessoas são deficientes.

Vitamina K2 desempenha um papel em tudo, desde a saúde dos nossos ossos e dentes para reduzir a progressão da aterosclerose.

Não precisa comer um queijo inteiro. Poucas lascas por dia podem fazer o truque e dão um ótimo lanche quando combinadas com um pedaço de fruta.

Fotos: Instagram