Saúde & bem-estar

Pessoas altruístas têm mais sexo

Desde sempre, centenas de especialistas questionaram qual é a arma para conquistar o parceiro/a de sonho. Pois bem, parece que um estudo encontrou a resposta: a chave é ser uma pessoa altruísta.

Este estudo foi desenvolvido por especialistas da Universidades de Guelph e de Nipissing. Basicamente eles reuniram um grupo de homens e mulheres e compararam a qualidade do seu compromisso com razões altruístas e o número de parceiros sexuais que tiveram ao longo das suas vidas.

A resposta foi esmagadora, já que a maioria das pessoas se identificaram como comprometidas com causas de solidariedade tem um número muito maior de relações sexuais do que as outras.

A investigação contou com a direção de especialistas de dois campos, o médico Steven Arnocky, especializado em seleção de casais e competição intra-sexual em humanos e Dr. Pat Barclay, centrado no impacto da reputação na evolução da cooperação.

Estes dividiram a investigação em duas partes. Na primeira, homens e mulheres tiveram de preencher um questionário com questões do tipo “já doei sangue”, juntamente com um levantamento da vida sexual.

Na segunda fase, a possibilidade de que as pessoas tenham dado respostas irrealistas foi contemplada, então, no final do estudo, foi relatado que cada participante tinha a opção de ganhar 100 dólares ou doá-los para uma causa de caridade.

Da mesma forma, as questões sobre o currículo sexual foram repetidas novamente. O resultado permaneceu o mesmo, aqueles que doaram o dinheiro tiveram mais parceiros sexuais, duradouros e casuais, durante o último ano.

Por outro lado, os participantes foram convidados a classificar os seus parceiros por nível de atração. A premissa foi encontrada de novo: aqueles que se definiram como altruístas obtiveram maior pontuação.

Com um resultado mais ou menos claro, tentar responder ao fenómeno é mais difuso.

Os especialistas apontam que a explicação pode estar no facto de que os altruístas tendem a estar mais atentos a outras pessoas. Além disso, eles tendem a ser mais gentis, carinhosos e tendem a se afastar de atitudes egocêntricas.

Embora estudos anteriores tenham demonstrado que, nas populações de caçadores-coletores, os homens que partilhavam a sua caça com outros membros da comunidade, tiveram mais relações sexuais, então a explicação pode ser devido a outros fatores. Seja como for, o que é claro é que sentir-se bem no interior também é refletido no exterior.