Off the record

Francisco Henriques: um ‘ragazzo’ na moda internacional com cartas para lançar

Com um sorriso de menino que lhe rasga o olhar, o modelo de 22 anos e já uma referência em editorias e passerelles por cá e no estrangeiro. Acabado de desfilar na Semana de Moda Masculina de Milão, Francisco Henriques já aterrou em Bucareste para mais um trabalho de arrasar.

Kiko para os amigos, o jovem viveu a infância em Queluz, numa altura em que “o sonho era ser futebolista”, longe ainda de imaginar que iria ser famoso, mas não nos relvados.

O despertar para a moda aconteceu em 2014 quando, incentivado por familiares, concorreu a um concurso, o Fresca Models. Não ganhou, mas acabou agenciado pela Central Models onde ainda se mantém.

Ainda sem os abdominais que fazem muitas meninas suspeitar, Francisco fez, no mesmo ano, em julho, o primeiro catálogo e nunca mais parou… O salto para a ribalta aconteceu em janeiro do ano passado, primeiro na temporada de homem em Itália, depois em Paris.

Armani, Hermés, Balmain ou Giorgio Armani passaram a figurar no currículo e o reconhecimento não tardou. Em maio de 2017, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Modelo Masculino, mesmo antes de protagonizar uma das mais importantes campanhas que poderia desejar, sendo depois distinguido também na gala anual da GQ.

Imagem do perfume Pure XS by Paco Rabanne, a tão famosa publicidade, acabou por fazer história e subir mais uns degraus no estatuto. Afinal, “em 28 anos de Central Models, é a primeira vez que um modelo masculino português consegue ser o rosto de uma campanha mundial de um perfume”, salientou o diretor Tó Romano no Facebook.

Com 1,88 m, Kiko não se assume bonito. “Sou diferente”; diz de cada vez em que o assunto é tema numa entrevista, sabendo que tem atributos que o fazem estar atualmente entre os modelos masculinos mais desejados.

Pela moda, deixou os estudos – estava na Faculdade de Desporto de Lisboa – reconhecendo que “é difícil conciliar”. Na altura em que surgiu a oportunidade de começar a viajar, arriscou e as coisas foram evoluindo, ao ponto de já quase não parar em Portugal.

Na última edição do Portugal Fashion, no Porto, o jovem partilhou alguns sonhos e também a vontade de um dia fotografar com alguns dos mais famosos do meio, entre os quais Mario Testino e Bruce Weber, os profissionais que, esta semana, estão sob fogo por alegados assédios e abusos sexuais a modelos.

Alheio a problemas de terceiros, ao mesmo tempo, Kiko voltou a brilhar em Milão, onde passou para a Armani, depois de ter recarregado baterias no calor de Cabo Verde e arrasado corações em Lanzarote, antes de se mostrar em mais uma campanha de promoção do calçado português.