Atualidade

Facebook reforça ferramentas de prevenção de suicídio

O anúncio foi feito esta segunda-feira, 27 de novembro. Vêm aí novas medidas, por parte empresa de Mark Zuckerberg, para reforçar a prevenção de suicídio globalmente.

Até porque tem aumentado a taxa de suicídio entre jovens. Para isso, o Facebook usará inteligência artificial, além de mais especialistas e melhorias na equipa de revisores de conteúdo.

Guy Rosen, vice-presidente de Gestão de Produto da rede social, afirma que a inteligência artificial, antes restrita aos usuários dos Estados Unidos, ajudará a reconhecer padrões de comportamento de quem está a enfrentar dificuldades emocionais, seja em vídeos ou posts, em todo o mundo.

Desse modo, a identificação de possíveis sinais de alerta não depende mais apenas de denúncia de utilizadores. Frases como “Queria desaparecer” ou “Queria acabar com isto” ou comentários como “Você está bem?” e “Posso ajudar?” são alguns dos termos que podem ser monitorizados, e um aprimoramento na identificação do contexto dessas frases também foi trabalhado.

“Usamos a tecnologia também para acelerar o tempo de resposta às denúncias mais sérias que possam envolver risco à vida de pessoas, casos que merecem uma ação prioritária: em situações assim, autoridades locais são notificadas até duas vezes mais rápido do que em outras denúncias”, disse o executivo, que explica que recursos de automação estão a ser usados nesses casos.

Rosen ressalta que o papel dos internautas continua importante na identificação de conteúdos que possam indicar comportamentos suicidas ou de automutilação.

“Quando alguém publica algo que faz você ficar preocupado com o bem-estar dessa pessoa, você pode entrar em contacto com ela diretamente ou denunciar o post para nós. Temos equipas a trabalhar em todo o mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que analisam as denúncias”, disse.

E não é só. Também no Instagram há toda uma atenção com ‘palavras’ suicidas, literalmente. Se tentar pesquisar por ‘suicídio’, recebe logo esta mensagem: “Podemos ajudar? As publicações com palavras ou identificações que estejas a procurar podem encorajar comportamentos agressivos ou violentos e podem até provocar a morte. Se estás a atravessar uma fase difícil, gostaríamos de poder ajudar”.