Moda

Saiba como maquilhar os olhos para o outono

Não é só na roupa, no calçado e nos acessórios que há tendências em cada estação. Isso também se verifica na maquilhagem. Aliás quando assistimos aos desfiles das várias marcas nas Semanas da Moda, podemos perceber isso mesmo.

E foi precisamente com base nas apresentações das coleções outono/inverno 2017, que conseguimos reunir e perceber o que será trendy no que toca à maquilhagem dos olhos.

A sombra bronze, tom sofisticado e elegante, vai permitir dar brilho aos dias mais frios. Aposte numa sombra bronze aplicada em toda a pálpebra móvel ou então apenas no meio da pálpebra. Depois, há outras opções, e mais dramáticas.

Primeiro, o cat eye (olhar de gato). Na verdade, nunca sai de moda, mas aqui quer-se ao estilo Cleópatra. Intensidade, bem marcado, mais gráfico ou mais esbatido. O risco até pode terminar de forma extravagante.

Tendência maquilhagem de olhos para outono 2017

Se preferir usar este tipo de maquilhagem, já sabe: opte por um toque cor-de-rosa ou nude nos lábios, para não acabar com um visual totalmente excessivo.

De resto, arrisque. Nesta temporada é a hora de dar utilidade ao seu eyeliner (delineador). Aposte em acabamentos diferentes, como os olhos de gato invertidos que se viu nos desfiles de Yves Saint Laurent ou Versace.

E como fazer o cat eye? Com um eyeliner em gel ou líquido, o que faz com que dure mais e não saia do sítio.

Além disso, há que ter um pulso firme. Apoie sempre os cotovelos numa superfície rígida, como uma mesa, e a partir da zona lacrimal, faça o traço até ao canto externo do olho.

Tudo depende do resultado final que deseja alcançar, exagerando o canto, quase graficamente ou com uma nuance mais discreta.

O look excessivo também vim a partir da cor. Quer no cat eye, como no rímel e na sombra.

As cores querem-se vibrantes, sendo que nas passerelles dominou o azul aço, vermelho, branco, amarelo e fúcsia. Também se pode misturar vários tons com efeito degradé ou pintar os olhos apenas pela metade.

Sombras marcadas, escuras e em cores marcantes irão vestir os olhos apenas na pálpebra, criando contraste com o resto da maquilhagem.

Mas a pálpebra inferior também não foi esquecida. Pelo contrário. Também deve ser delineada e, mais uma vez, com cores.

Tons como azul, vermelho ou rosa desenham uma faixa impressionante logo abaixo da zona lacrimal.

Se não se quiser aventurar em tanta maquilhagem, pode conseguir o efeito ‘uau’ com as pestanas. Em vários desfiles se viu pestanas postiças, moda inspirada nos anos 60 são os cílios Twiggy: intercaladas, dando um efeito de boneca, de comprimento exagerado.

E assim não só está na moda como fica com os olhos maiores.