Atualidade

Vídeo português torna-se viral e procura dar lição aos franceses

A poucos dias das eleições presidenciais em França, onde os eleitores irão decidir entre os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen, há um vídeo que já se tornou viral pela sua mensagem contra a abstenção eleitoral.

“O mundo está cheio de pessoas assim. Sempre que te absténs, são elas a decidir por ti”, é a mensagem principal do pequeno vídeo, de origem portuguesa e legendado em francês, que tem dado que falar.

A produção foi criada no âmbito da primeira edição do “Festival da Política”, que se realizou no passado mês de abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Da autoria da Agência 004, o vídeo rapidamente chegou a território francês, sendo partilhado não só na internet, mas também nas estações televisivas.

O anúncio, que conta já com mais de 1 milhão de visualizações, relata a história de um homem racista, homofóbico e de ideias radicalistas que se prepara para votar. As suas opiniões são partilhadas num café, partindo em seguida para uma sala de voto. Aí,

surge em destaque a mensagem de que há muitas pessoas assim e que, em caso de abstenção, são elas que tomam as decisões importantes.

Na reta final antes das eleições em França, que se realizam no próximo dia 7 de maio, a mensagem promete alertar contra a subida da extrema-direita e faz um apelo à participação ativa por parte de todos os eleitores.