Saúde & bem-estar

Sensação agradável depois do sexo dura 48 horas, diz estudo

Um estudo feito na Universidade da Flórida mostra que a sensação agradável que as pessoas costumam ter depois do sexo dura até dois dias. E, segundo os pesquisadores, quem tem um maior nível de satisfação nesse período tende a relatar níveis mais elevados de satisfação com o relacionamento vários meses depois.

Os pesquisadores partiram do princípio de que, se o sexo é tão bom, porque é que a maioria dos parceiros não tem relações sexuais todos os dias? A resposta, segundo eles, é que o “brilho” de uma relação satisfatória dura mais do que um dia.

Para testar a hipótese, a equipa analisou dados de dois estudos independentes – um com 96 casais e outro com 118 casais. Todos tinham acabado de se casar e aceitaram completar um diário sobre frequência e satisfação não só com o sexo, mas com o relacionamento como um todo, por alguns dias seguidos. Tinham ainda que dar notas de 1 a 7 para cada item. Num período que variou de quatro a seis meses depois, os casais passaram pelo processo novamente.

A frequência sexual variou muito entre os casais, mas, em média, os participantes tiveram relações em quatro dos 14 dias de diário, e o “fogo” apagou um pouco depois de alguns meses. Mesmo assim foi possível observar que a satisfação, depois de uma relação sexual, durava até 48 horas, e a intensidade dessa sensação foi associada ao mesmo padrão observado nos dois trabalhos independentes, o que confirmou a hipótese da equipa.

O trabalho foi publicado na ‘Psychological Science’, a revista da Associação de Ciências Psicológicas, nos Estados Unidos da América. Reforça assim a ideia, já apontada noutras pesquisas recentes, que o prazer sexual não é apenas importante para a reprodução, mas também para manter os parceiros unidos. Tudo indica que os relacionamentos também ajudaram o ser humano a sobreviver como espécie.