Saúde & bem-estar

Está provado: Personalidade muda ao longo dos anos

Há duas idades distintas que determinam a mudança de personalidade: 14 e 77 anos. São estas as conclusões de um estudo publicado no site Psychology and Aging (que significa “Psicologia e Envelhecimento”), e que foi assinalado pela British Psychological Society (Sociedade de Psicologia Britânica).

Os investigadores procuraram e voltaram a inquirir 174 participantes de um estudo realizado em 1950. Aos 14 anos, um total de 1208 pessoas foram questionadas e classificadas em vários traços de personalidade: autoconfiança, perseverança, estabilidade emocional, rectidão, originalidade e desejo de aprender.

Os resultados foram depois considerados para uma avaliação subjacente a todos: a de confiança.

63 anos depois, com 77 anos, os participantes voltaram a avaliar-se quantos os mesmos traços de personalidade. A um amigo próximo ou um parente, foi pedida a mesma avaliação. “As correlações não sugeriram nenhuma estabilidade significativa de nenhuma das seis características ou do seu factor subjacente, a confiança, durante esse período de 63 anos. A nossa hipótese era que encontraríamos provas de personalidade estável através de um período ainda mais longo, de 63 anos, mas as nossas correlações não a apoiaram”, consideraram os investigadores no estudo.

As investigações que se debruçaram sobre intervalos de tempo mais curtos mostraram consistência na personalidade. Analisaram as pessoas entre a infância e a meia-idade, ou entre esta última e a terceira idade. “Quanto maior o intervalo de tempo entre duas avaliações de personalidade, mais fraca tende a ser a relação entre ambas”, já sabia a equipa.