Atualidade

Brinquedo de sucesso para bebés preocupa pais

A girafa Sofia, criada em 1961 em França, mas que começou a ser mais conhecida em Portugal nos últimos anos, está a deixar os norte-americanos em alerta.

O caso começou a ser notícia depois de uma mãe, e dentista, contar ao site ‘Good Housekeeping’ que encontrou bolor dentro do brinquedo.

“Cortei a Sophie por curiosidade e descobri uma verdadeira colónia a viver lá dentro. Um mal cheiroso e asqueroso fungo dentro do mordedor favorito do meu bebé”, disse Dana Chianese, que tomou essa atitude por sentir um odor estranho na girafa.

Sophie/Sofia serve de mordedor e de alívio aos bebés quando estes começam a sentir as primeiras dores do nascimento de dentes. Por isso é natural que fique sempre ‘coberta’ de saliva das crianças.

Também serve para apertar e fazer barulho, como qualquer brinquedo infantil, e é feita de borracha 100% natural, proveniente da seiva de seringueira, e pintada com tinta alimentar não tóxica.

Daí a que todos os outros pais começassem a fazer o mesmo (abrir a girafa) foi um passo. E agora até há uma hashtag na moda: #sophiethegiraffe.

Muitos encontraram fungos e houve quem não encontrasse nada.

O fabricante já veio a público explicar que o produto pode ser danificado se não forem seguidas as regras de conservação e limpeza. E não pode ser lavado imerso em água, mas sim passando apenas um pano de limpeza.

“Além disso Sophie é destinado para o uso de apenas 1 criança, também vimos fotos de pessoas a alterar o brinquedo pelo corte das pernas este é um grande NÃO NÃO !!! Isto sim é considerado danificado e inseguro, Sophie é projetado especialmente para a segurança do seu filho e cumpre com todos os padrões de segurança em todo o mundo. Também NÃO ESQUEÇA – ESTE BRINQUEDO DEVE SER USADO SOMENTE SOB SUPERVISÃO ADULTA”, esclareceu a empresa.

“O Dr. Ferda Arca-Sedda da Universidade de Pierre em Marie Curie fez a seguinte declaração: “Sophie the Giraffe é segura, é improvável que o fungo que cresce dentro de Sophie vem da saliva, já que é sabido que a saliva é ácida e contém várias enzimas como amilase, pepsina, lipase que desempenham um papel na decomposição de partículas de alimentos. Além disso, a saliva contém enzimas antibacterianas, antimicrobianas e anti-fúngicas que matam bactérias, micróbios e fungos”, referiu ainda.

Enquanto isso, em Portugal a girafa continua a ser vendida, como habitualmente, na FNAC (17,99€) e no site da Verbaudet (11,19€), só para especificar alguns locais.

Em 2011 a moda à volta de Sophia/Sofia foi tanta que até mereceu uma reinterpretação por parte de várias casas da Moda, por ocasião do 50º aniversário da girafa. Os 70 trabalhos foram leiloados e os lucros reverteram para o programa ‘Revolution Cancer’ da Fundação Gustave Roussy, dedicado à investigação do cancro em crianças.

Veja o brinquedo: