Atualidade

António Guterres inicia mandato na ONU e apela à Paz em 2017

“Façamos da Paz a nossa prioridade”, esta foi a frase que dominou o discurso de Ano Novo de António Guterres.

O novo secretário-geral das Nações Unidas, que começa hoje o seu mandato, apelou à Paz, tal como já o tinha feito quando foi aclamado líder da ONU.

“Como ajudar os milhões de seres humanos vítimas de conflitos e que sofrem enormemente em guerras que parecem não ter fim?”, começou por perguntar.

“Neste primeiro dia como secretário-geral das Nações Unidas” é essa a pergunta que lhe “assalta a consciência”, adiantou naquela que foi a sua primeira mensagem de Ano Novo.

“Populações civis em vários pontos do globo são destroçadas sob a mais letal violência. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo. Até mesmo hospitais e comboios humanitários são atingidos sem contemplação”, sublinhou Guterres.

O sucessor de Ban Ki-moon apela à Paz “seja através da solidariedade e da compaixão nas nossas vidas quotidianas, seja através do diálogo e do respeito independentemente das divergências politicas. Seja por via de um cessar-fogo num campo de batalha ou mediante entendimentos conseguidos à mesa de negociações para obter soluções políticas”.

“A Paz depende de nós”, insistiu António Guterres, que pediu ainda que todos façam “de 2017 um ano de Paz”.