Atualidade

Salário mínimo nacional passa a ser 557 euros

Estava nos 530 euros e agora aumentou. A concertação social chegou a acordo em relação ao salário mínimo nacional, que entra em vigor no início de janeiro e vai abranger cerca de 600 mil trabalhadores.

O anúncio foi feito por António Saraiva, presidente da CIP, à saída da reunião da concertação social, esta quinta-feira.

É ainda compromisso do Governo chegar aos 600 euros em 2019, que deverá ser o último ano da legislatura, caso o calendário eleitoral decorra normalmente.

De acordo com o terceiro relatório sobre o impacto da subida do salário mínimo, apresentado pelo Governo aos parceiros sociais, em setembro deste ano, cerca de 21% dos trabalhadores em Portugal, ou seja, 648 mil, recebiam o salário mínimo nacional.

Quanto à taxa social única (TSU), valor que as empresas e trabalhadores descontam mensalmente para a Segurança Social, desce 1,25 pontos percentuais no caso das empresas.

Passa assim para os 22,5% (atualmente é de 23,75%), sendo a descida das contribuições pagas pelas empresas uma contrapartida por as entidades patronais terem mais gastos com o salário mínimo a partir do próximo ano.

Já os trabalhadores continuarão a descontar 11% do seu ordenado.