Saúde & bem-estar

Descubra como evitar dor de cabeça depois de “um copo de vinho a mais”

Esta é a notícia perfeita para todos aqueles que aproveitaram o fim-de-semana para um jantar sem preocupações e que não hesitaram em pedir a carta de vinhos para ‘aquecer’ a noite ou quiçá está a pensar exceder-se na quadra festiva.

Ora, imagine que abusou na quantidade de vinho ingerida e que depois da folia se vê “a braços” com uma forte dor de cabeça. Por certo já se questionou porque isso acontece.

Segundo a ‘Time’, existe uma substância no vinho – a tiramina – que causa essas pontadas na cabeça devido à influência que esta tem na pressão arterial. O vinho, especialmente o tinto, contém ainda histamínicos que algumas pessoas não conseguem metabolizar.

Para evitar que isso aconteça, tomar um anti-histamínico antes de começar a beber pode ser uma solução.

A investigação conclui, ainda, que os taninos do vinho podem aumentar a produção de serotonina química no cérebro, levando à tais dores de cabeça. Para quem sofre regularmente de enxaquecas será, por isso, melhor trocar o vinho tinto pelo branco, uma vez que este tipo de químicos são removidos durante a produção deste tipo de néctar dos deuses.