Saúde & bem-estar

Já está confirmado: primeira vacina contra a malária em 2018

A notícia já estava a ser anunciada há anos, mas nunca chegou a concretizar-se porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendava a continuação dos estudos.

Agora a confirmação veio da própria OMS. A primeira vacina do mundo contra a malária será lançada no ano de 2018. Graças a uma parceria do laboratório GlaxoSmithKline com a Fundação Bill & Melinda Gates e a Path Malaria Vaccine Initiative.

O anúncio veio através de um comunicado da agência da ONU especializada em saúde.

O projeto-piloto será feito na África Subsariana. Para o diretor do Programa Global de Malária da OMS, Pedro Alonso, a iniciativa é um marco na luta contra a doença.

A imunização, conhecida como RTS,S, age contra o parasita da malária, P. falciparum, muito comum no continente africano.

A vacina deve oferecer proteção parcial contra a malária em crianças de 17 meses a 5 anos.

A etapa inicial custou 15 milhões de dólares. Os parceiros prometem mais 37 milhões de dólares para os próximos quatro anos.

A OMS alerta, no entanto, que a vacina sozinha não será uma forma de prevenção absoluta contra a malária, mas que pacientes devem complementar a proteção usando mosquiteiros com inseticida, testes, medicamentos e outras medidas especialmente para bebés e durante a gravidez.

O Fundo Global afirma que a parceria histórica para vencer a malária entre a Gavi e o Unitaid, unindo ainda as três maiores instuições de financiamento de saúde do mundo, deve ajudar a combater a doença, que é uma das maiores causas de morte de crianças em todo o globo.