Saúde & bem-estar

A pé, de bicicleta ou a nadar: Faça “Quilómetros pela Hemofilia”

Trata-se de uma campanha que arrancou recentemente e se prolongará pelos próximos meses. “Quilómetros pela Hemofilia” visa colocar qualquer pessoa, quer tenha aquela doença crónica (uma deficiência orgânica congénita no processo da coagulação do sangue) ou não, a andar, correr, nadar e pedalar.

E qual o objetivo? Sensibilizar para a hemofilia – especialmente para o papel importante do exercício físico nas pessoas com esta doença – e atingir a meta de 50 mil quilómetros doados.

Sim, os quilómetros que cada um fizer, serão doados à campanha. Como? Basta aceder a este site e registar os quilómetros que for fazendo.

A campanha, levada a cabo em Portugal pela Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas (APH), nasceu no Reino Unido através da Pfizer.

Tanto lá como cá tem como embaixadores atletas com hemofilia A grave: o ciclista Alex Dowsett, no caso do Reino Unido, e o praticante de ciclismo de estrada e BTT Bruno Pereira.

campanha-quilometros-pela-hemofilia-2

Bruno (na foto) “quer alertar para a importância de ter uma vida ativa e de praticar exercício físico frequentemente”, refere o comunicado sobre a campanha.

“Mostrar que eficácia da medicação e a crescente adesão a esquemas de profilaxia permitem a qualquer hemofílico ter uma vida ativa e praticar os mais variados desportos, mesmo os fisicamente mais exigentes, desde que tenham os cuidados necessários”, lê-se.

“Quilómetros pela Hemofilia” vai estar também em destaque no 3º Congresso Nacional de Hemofilia, a decorrer entre esta sexta-feira e domingo, dia 27, em Penafiel. Os interessados podem já doar os seus km’s ‘in loco’, através das três bicicletas fixas que ali estarão e onde poderão pedalar a distância que entenderem pela causa.