Atualidade

No Porto, Maria Clara “com os pés assentes na terra”

Nasceu em Lisboa há 18 anos, mas nos últimos três anda pelo mundo. Maria Clara é já um dos nomes maiores da moda nacional, voltou agora a Portugal para desfilar, primeiro na Moda Lisboa, e agora no Portugal Fashion.

Já o tinha feito em março, mas desde essa altura já passou para Gucci, Valentino, Kenzo e Dolce & Gabbana nas principais semanas de moda mundiais.

“Estou em casa, a trabalhar com os meus amigos, com quem me ajudou no início da minha carreira. É mais um Portugal Fashion mas com um sabor especial e mais pressão também”, contou ciente do protagonismo obtido.

Ponderada e nada deslumbrada, a jovem que tem tido presença assídua nos desfiles de várias marcas internacionais, mantém os pés assentes na terra apesar do reconhecimento geral.  “Gosto de ver estas coisas como sendo mais um desfile. Não deixo que me suba à cabeça. É sempre bom estar a representar os criadores portugueses e principalmente as coleções”, começou por explicar com a calma que a carateriza.

maria_clara

Tem estado numa roda viva, vai para onde a chamarem, a todo o mundo. “Pretendo ir para onde as oportunidades me levarem, mas é aqui que está o meu coração, a minha família e as pessoas que me apoiam”, adiantou, mostrando o apego às raízes.

“A minha casa é a minha mala de viagem e o avião. Estou constantemente de um lado para o outro” constatou, focada no futuro que traçou.

O curso de Marketing e Publicidade “teve de ficar a meio”. “Ainda tentei durante o primeiro semestre fazer as duas coisas, mas, mesmo que não fosse um curso não tão prático, não funcionou. Fui duas vezes às aulas, se tanto. Tem de ser agora ou nunca. Tenho de arriscar na moda”, garantiu determinada.

Apesar de sentir o peso da reputação que angariou em cima dos ombros, nada que a perturba. Com as colegas de passerelle tudo continua como dantes:”As mais novas, que estão aqui pela primeira vez, querem conselhos ou até ajudas. Com o resto das minhas colegas é perfeitamente igual e é isso que me ajuda a manter os pés bem assentes na terra”.

maria_clara1

Fotos: José Gageiro