Moda

Coleção de Katty Xiomara ‘inunda’ o Porto de Leixões

A inspiração veio do mar. E o mar, suas criaturas, cores, motivos e demais ondulação estiveram presentes num local bem apropriado: o Porto de Leixões, em Matosinhos.

A coleção de Katty Xiomara ‘invadiu’ o Novo Terminal de Cruzeiros, no último dia da 39ª edição do Portugal Fashion.

A criadora retrocedeu ao século XV, quando Portugal se destacava como grande potência marítima. A Corrente das Agulhas, temida pelas suas grandiosas ondas e tempestades de inverno, era uma das zonas de habitual passagem dos aventureiros do mar com destino ao oriente, no seu percurso ao longo da costa africana.

A nova coleção primavera/verão 2017 adota o nome desta corrente. Os pretos e azuis vieram das profundezas, os tons vibrantes dos recifes e os iluminados cinzas e rosa das areias.

Jérseis esponjosos insinuam a pele espessa dos predadores dos oceanos, e criaturas como o grandioso polvo e o exuberante peixe-beta são representadas em mega padrões feitos em bases aguareladas. E até nos penteados.

As rendas reinterpretam as redes de pesca. O lurex reflete o brilho das águas e das areias. O espírito náutico é revelado pela clássica combinação – azul, branco e vermelho – disposto em padrões de xadrez, riscas e letras aplicadas em estampas, bordados e recortes.

Volumes ondulados com diferentes densidades; franzidos que recriam as caudas dos peixes; e godés que representam as saias do polvo coco. Detalhes marítimos, transparências e sobreposições.

E um desfile com vista para o mar: