Atualidade

Dois sismos deixam Nova Zelândia em alerta de tsunami

Nova Zelândia está em alerta de potencial tsunami nas áreas costeiras depois de terem ocorrido dois sismos de grande magnitude, esta quinta-feira, dia 1 de setembro.

As autoridades emitiram o alerta após o forte sismo de magnitude 7.1 na escala de Richter que atingiu na madrugada de sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) aquele país.

O abalo teve o epicentro no mar, a 30 quilómetros de profundidade, a cerca de 167 quilómetros de Gisborne, ao largo da costa leste da ilha do Norte, uma das duas maiores ilhas da Nova Zelândia, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano.

O segundo sismo foi sentido esta tarde. Com magnitude de 7.2, fez tremer o país a cerca de 170 quilómetros da costa. Não há para já registo de vítimas nem danos materiais.

Sismos Nova Zelândia 2

A força do terramoto fez, alegadamente, estragos numa linha de caminhos de ferro. Pelo menos é o que garantem alguns utilizadores do Twitter que publicaram a imagem, sem certeza da sua veracidade.

Os residentes das áreas costeiras do distrito de East Cape foram aconselhados pela defesa civil local a saírem daquela zona.

Ontem, quarta-feira, já tinha sido noticiado um sismo de 5.7, sentido na mesma região, e outro de 5.5. Embora o mais forte tenha sido sentido em terra, não houve danos materiais significativos nem registo de pessoas feridas.

Fotos: Twitter