Saúde & bem-estar

Uso de gadgets antes de dormir faz engordar

Novo estudo revela que o uso das novas tecnologias – telemóveis, computadores ou tablets – momentos antes de dormir tem um impacto direto não só na qualidade do sono como impulsiona o aumento de peso.

Quem o diz é o médico Daniel Siegel que, num vídeo publicado no Business Insider, explica como a luz destes equipamentos aumenta o estado de alerta das pessoas, o que faz com que percam o sono e fiquem com mais fome consoante for o tempo que se mantenham acordadas.

Mas não é apenas a fome – e os possíveis petiscos ingeridos por tal – que fazem aumentar o peso. A falta de um sono tranquilo e suficiente (entre sete a oito horas) faz também com que as hormonas fiquem desreguladas e, por isso, a sensação de saciedade seja afetada, muito por culpa do aumento dos níveis de cortisol.

Os picos de açúcar no sangue tornam-se também mais frequentes, fazendo com que o metabolismo fique alterado e, por isso, peça mais comida e cada vez menos saudável.

O cansaço provocado pela falta de sono que resulta do uso de gadgets deixa ainda o metabolismo mais lento, o que não só dificulta a perda de gordura e calorias, como também a digestão dos alimentos ingeridos à noite.