Saúde & bem-estar

Mito ou verdade: namorar engorda?

Se já ganhou quilinhos extras após o começo de uma relação amorosa, acredite, você não está sozinho. Boa parte das pessoas que se envolve numa união estável acaba recuperando alguns quilos a mais, muitas vezes aqueles que tanto lutou para perder antes de encontrar o seu amor.

Para os solteiros que procuram um par, tradicionais idas a bares e cuidados redobrados com o corpo são cuidados corriqueiros. Já para os novos casais, programas como idas a restaurantes, jantares em casa e o clássico filme com pipocas acabam por sabotar, quando não controlados, as idas ao ginásio e ao controlo da balança.

O endocrinologista Francisco Tostes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, revela o porquê desse “mito” não o ser exatamente.

“A alimentação no namoro já muda. São mais programas para restaurantes, programas mais caseiros, digamos”, começa por sublinhar o especialista acrescentando que, muitas vezes sem se ter noção, “no inicio de uma relação criam-se hábitos alimentares que não ajudam à boa linha”.

Os solteiros, por outro lado, “além de terem uma maior preocupação com a aparência – para se manterem atraentes – muitas vezes se alimentam mal, já que, quando moram sozinhos, podem não saber cozinhar”.

No caso dos homens, que são os que mais sofrem com o aumento de peso, esta tendência prende-se com o facto de serem os “que mais alteram as suas rotinas”.

Ainda que esta seja uma prática recorrente, os estudos mostram que não é regra. Ou seja, muitos casais conseguem ter uma vida ativa de exercícios e com alimentação saudável. No entanto, “o estímulo tem que vir das duas partes para se ter sucesso”, alerta o especialista.