Saúde & bem-estar

Ciência revela quando começamos a perder amigos

A teoria de que com o avançar da idade os amigos são poucos mas bons ganha agora uma evidência científica.

Depois dos tempos em que os amigos eram o mais importante na nossa vida – como acontece na adolescência – e dos momentos em que eram os verdadeiros parceiros das aventuras e das noites de bebedeira – como acontece nos tempos de faculdade ou início da vida adulta -, o leque de amizades fica menor assim que se faz 25 anos e vai reduzindo até o fim da vida.

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que revela que a redução da quantidade de amigos começa a acontecer logo aos 20 anos, altura em que se começa (muitas vezes inconscientemente) a procurar mais qualidade e não tanta quantidade.

Os resultados foram obtidos depois de terem sido analisados três milhões de utilizadores de telefones móveis mostram que aos 25 anos as mulheres contactam, em média, 17,5 pessoas por mês. No caso dos homens esse número é um pouco maior: 19 pessoas por mês. Na meia idade – aos 39 anos – o sexo masculino telefona para, em média, 12 pessoas, e as mulheres para 15. O declínio no número de pessoas para quem se liga mensalmente só pára aos 80 anos, quando as mulheres chegam a telefonar para cerca de oito pessoas e os homens para apenas seis, por dia.

Para o estudo, publicado na revista “Royal Society Open Science”, os cientistas apenas analisaram as chamadas e as mensagens de texto, ficando de fora toda e qualquer rede social.