Atualidade

O casaco amarelo que toda a gente tem

A Zara, a conhecida marca de vestuário espanhola, lançou recentemente um casaco amarelo, de senhora, que ninguém imaginava ter tanta saída. No entanto, a nova peça de roupa rapidamente invadiu as ruas e ninguém quis deixar de o ter, nem mesmo os homens.

E, na verdade, aquele sentimento de estar numa festa e encontrar alguém com um visual igual ao nosso é, de facto, bastante desagradável, porém, comum, quando se trata de uma compra numa marca como a Zara que produz em grandes quantidades. Ainda assim, ninguém esperaria que um casaco… amarelo… de polipele… pudesse fazer tanto furar.

O grau de ‘histeria’ foi de tal forma que foram criadas páginas de apoio nas redes sociais às vítimas destas coincidências.

Os muitos clientes da Zara, do grupo espanhol Inditex, que resolveram comprar o blusão amarelo (que custa 39,95 euros) podem agora partilhar a sua frustração (ou não) de encontrar, nas mais diversas ocasiões, um casaco igual ao seu na página do Facebook – Victimas de La Chaqueta Amarilla de Zara – e na conta do instagram – yellowjacketofficial.

Nas duas redes sociais “as vítimas” do casaco amarelo partilham fotografias de pessoas com quem se cruzam e que têm em comum o facto de vestirem a mesma peça de roupa.

A página de Facebook tem já mais de 6 mil seguidores e descreve-se como um “grupo de apoio e compreensão a todas as vítimas da praga da jaqueta que invade as ruas de amarelo e que todas nós pensávamos que ninguém a ia comprar”.

A empresa desconhece a razão pela qual o casaco teve tanto sucesso, mas isso não significa que permaneça mais tempo no mercado, conforme se pode ler no jornal ABC. O modelo de negócio do grupo Inditex é baseado em coleções curtas e por mais bem-sucedida que seja um dos artigos de determinada coleção, o modelo exato do mesmo artigo não voltará a ser repetido, salientou a empresa. O sucesso pode dar origem a uma peça parecida, mas não será igual à original.