Lifestyle

Pastel de Bacalhau com casa no Porto

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau acaba de abrir, no Porto. Localizado no número 108 do Campo Mártires da Pátria, junto à Torre dos Clérigos, o espaço apresenta na Invicta, uma iguaria única – o pastel de bacalhau com queijo Serra da Estrela – que combina duas tradições gastronómicas portuguesas de excelência – o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP – , a que junta o melhor dos néctares produzidos nos socalcos do rio Douro: o Vinho do Porto.

O famoso pastel de bacalhau pode ser degustado na sua versão original ou combinado com queijo Serra da Estrela certificado, proporcionando uma experiência única de degustação, que reúne as profundas raízes que nos ligam ao mar, com aquele que muitos consideram ser o melhor queijo do mundo.

O novo espaço (agora no Porto, depois uma bem-sucedida experiência em Lisboa) distribui-se por três pisos elegantemente decorados com elementos típicos e imagens icónicas da cultura e da História de Portugal. Antecedendo os momentos de degustação, os clientes podem, logo à entrada da loja, assistir ao vivo ao processo de confecção dos pastéis de bacalhau, contactando assim diretamente com uma receita secular e que constitui o primeiro passo para uma experiência gastronómica ímpar.

A funcionar entre as 10 e as 20 horas, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau convida assim a celebrar a memória colectiva da portugalidade, quer através da experiência gastronómica e vínica, vivida ao som do fado, quer através da biblioteca com livros antigos, que podem ser consultados durante a degustação. Esta ligação entre gastronomia, cultura e história faz da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau um dos mais inovadores espaços da baixa portuense, inserida num espaço nobre e que rapidamente entrará no roteiro de turistas e residentes.