Atualidade

Maços de tabaco com imagens chocantes a 20 de maio

Será já no próximo mês de maio que os maços de tabaco vão começar a ser vendidos exibindo imagens chocantes e com alertas aos consumidores.

Nesse mesmo dia (20), entra em funcionamento a Linha Saúde 24 de cessação tabágica para apoiar quem quiser deixar de fumar. “De acordo com a diretiva europeia que já foi transposta para a lei nacional, e vamos adotar medidas que possam ser acedidas pelos portugueses”, adiantou o director-geral da Saúde, Francisco George, no final de um encontro sobre medidas de saúde a adoptar no Verão.

A nova legislação, que foi publicada em agosto em Diário da República e entrou em vigor no início de janeiro, determina que as embalagens de produtos de tabaco para fumar (como cigarros, tabaco de enrolar e tabaco para cachimbo de água) devem apresentar “advertências de saúde combinadas”, que incluem texto e fotografia a cores.

Imagens de pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, em camas de hospital ou a cuspir sangue são algumas das imagens que passarão a constar nos maços de tabaco.

As embalagens de cigarros vão também ser comercializadas com duas advertências: “Fumar mata – deixe já” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro” e nelas constará igualmente a linha telefónica para a qual o fumador deve ligar para obter informações e ajuda sobre programas disponíveis para ajudar a deixar de fumar.

A venda dos novos maços arranca a 20 de Maio próximo mas o Governo estabelece o prazo de um ano para escoar as embalagens antigas.