Atualidade

Caras conhecidas apoiam campanha em prol de atletas com deficiência

#SemPena2016 é o movimento iniciado pelo Comité Paralímpico de Portugal tendo em vista a luta contra o preconceito face aos atletas que representa. Além de dar a conhecer o esforço e espírito de superação dos atletas paralímpicos, a iniciativa quer ainda acabar com o sentimento de pena que parte da população associa aos mesmos.

Para que a ideia circule pela Internet, chegando ao maior número possível de pessoas, o Comité Paralímpico de Portugal desafia os portugueses a tirarem uma fotografia com a hashtag #SemPena2016 e a publicarem-na nas redes sociais. O objectivo é incentivar os amigos a fazer o mesmo, criando uma rede de partilhas.

A apresentadora da TVI Isabel Silva e a jornalista da SIC, Sara Antunes de Oliveira, são as embaixadoras da campanha e já puseram mãos à obra. As suas fotografias foram partilhadas no Facebook e contam já com dezenas de reacções.

Mas a adesão das figuras públicas não fica por aqui. João Baião, Patrícia Bull, Rita Andrade, chef Miguel Rocha Vieira, são algumas das personalidades que não ficaram indiferentes a esta causa.

“88 medalhas portuguesas em 9 edições de jogos paralímpicos. Atletismo, boccia, ciclismo, futebol, natação e ténis de mesa. Já era altura de começarmos a olhar para estes homens e mulheres como atletas. E dos bons.
Os nossos atletas paralímpicos não querem a nossa pena – querem o nosso apoio e o nosso orgulho nos jogos que começam em setembro, no rio de janeiro. Porque, como qualquer atleta, são um exemplo de superação. Apoio e admiro os atletas do Comité Paralímpico de Portugal. E tu?”, é a legenda que se pode ler na maioria das imagens partilhadas.

A iniciativa, que conta ainda com o apoio do Presidente da República e do primeiro-ministro, terá como ponto alto a celebração do Dia do Paralímpico, a 14 de Maio no Terreiro do Paço, em Lisboa. Mas há mais! Até Setembro, altura em que arrancam os Jogos Paralímpicos Rio 2016, serão lançados vários vídeos, entre eles “O Desporto Mais Difícil”, criado pela FCB Lisboa e realizado por Mário Patrocínio da BRO.