Atualidade

Morreu o pai do e-mail

Raymond Tomlinson, o criador do correio eletrónico e do símbolo “arroba” (@) para usar na internet, morreu sábado, aos 74 anos, na sequência de um ataque cardíaco.

Tomlinson, que venceu em 2009 o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica e que, em 2012 foi incluído do Salão da Fama na Internet (“Hall of Fame”), é reconhecido também por ter desenhado os elementos fundamentais das mensagens eletrónicas, como as categorias de “assunto” (motivo do e-mail) e “para” (destinatários).

O engenheiro norte-americano foi o primeiro a utilizar o símbolo de “arroba” para indicar que uma mensagem deveria passar por um servidor, separando o nome do destinatário da rede.

Entre os vários reconhecimentos que recebeu durante a carreira figuram os prémios George R. Stibitz (2000), da Webby Award (2001) e do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrónicos – IEEE Internet (2004), este último partilhado com Dave Crocket.

A 17 de junho de 2009 partilhou com Martin Cooper, “pai” da telefonia móvel, o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.