Atualidade

Discurso de Quinito emociona mundo do futebol

Com lágrimas nos olhos, o treinador Quinito aceitou a homenagem da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, na noite de terça-feira. O técnico – que orientou várias equipas como o Sporting de Espinho, Vitória de Guimarães, FC Porto – assumiu que estar a tentar ultrapassar o “divórcio com o futebol”, após a morte do filho Gonçalo num acidente de viação no Brasil, em 2009.

“Tenho um sentimento de culpa, vivíamos o futebol 24 horas por dia, não víamos crescer os filhos. Não ouvi o meu filho dizer pai pela primeira vez, não vi o meu filho aprender a andar de bicicleta, não o abraçava todos os dias, passavam-se meses que não o abraçava e ele agora não está cá. A culpa é do futebol, há um certo divórcio”, afirmou, emocionando todos os presentes.

Apesar da tristeza, Quinito disse estar a tentar “chutar a bola para a frente”: “Não esperava uma homenagem destas, vai dar-me força para tentar tirar a culpa um pouco de mim, tive um menino maravilhoso, que na realidade não o conheci, o futebol saiu-me caro. Estou a tentar sair desta situação, limpar o sentimento de culpa e chutar a bola para a frente. Neste momento estou a perder por 50-0. De nada valeram as vitórias, empates e derrotas que vivi, mas estou a tentar ir a prolongamento ou penáltis”.

Veja o vídeo: