Televisão

“10 coisas que não sabia” estreia no História

O canal História estreia “10 Coisas Que Não Sabia” na próxima sexta-feira, dia 4, pelas 22h00. Esta série convida-o a descobrir a História que julgava conhecer de uma forma completamente inovadora. A estrutura simples permite aos seus produtores dar um toque mais leve e irreverente a temas muito importantes, como Joseph Estaline ou a II Guerra Mundial.

Cada episódio é focado numa personagem ou feito histórico e está repleto de informação tão fascinante que irá mudar a forma como o espetador vê o desenrolar da História.

Com uma narração atrativa e gravações nos locais verdadeiros, “10 Coisas Que Não Sabia” é uma viagem interativa através da História que não conhecia, mas que certamente nunca esquecerá.

A CASA BRANCA

A Casa Branca talvez seja a casa mais famosa do mundo. Mas, como natural de Washington, DC, Henry Rollins sabe que o número 1600 de Pennsylvania Avenue tem muito mais que se lhe diga. Desde dissecar a forma da Sala Oval a descobrir porque houve outrora um bordel nos terrenos da Casa Branca, Henry dá-nos os pormenores mais intrigantes sobre a mansão presidencial.
Sexta-feira 4, 22h

ASSASSINATOS DE PRESIDENTES
Quatro presidentes americanos perderam a vida às mãos dos loucos mais famosos da História. Mas Henry Rollins descobre que há algumas histórias bizarras que não conhecíamos. Sejam tentativas faladas e singularidades médicas, ou conspirações rebuscadas e batalhas selváticas, Henry conta-nos tudo sobre os factos mais chocantes em torno dos homicídios presidenciais.
Sexta-feira 4, 22h45

OS PAIS FUNDADORES
Há imagens dos “Pais Fundadores” dos EUA em quase todo o lado – monumentos, quadros… até no dinheiro americano. Mas Henry Rollins irá pegar nas nossas ideias preconcebidas desses titãs e virá-las do avesso. Há inovações incríveis, grandes rivalidades, espionagem… e até presidentes falidos. Estes são os factos sobre os “Pais Fundadores” que gostaríamos de ter aprendido no liceu.
Sexta-feira 11, 22h

A LEI SECA
O Proibicionismo foi um dos períodos mais estranhos e influentes da História dos EUA, e Henry Rollins vai explicar-nos o quão bizarro foi. Desde o grande segredo de família de Al Capone a estranhos monumentos em Washington que ainda hoje lá estão, passando pelas medidas sinistras tomadas pelo Governo para conseguir que os americanos deixassem de beber, nem vai acreditar no que Henry descobriu.
Sexta-feira 11, 22h45

A BANDEIRA

A bandeira americana é um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Muitos cantam o hino nacional, fazem o juramento de bandeira e erguem-na com orgulho… mas Henry sabe que ela encerra mais histórias do que as que conhecemos. Desde o seu primeiro desenho ao juramento original, passando pela Guerra Civil e pela Lua, a bandeira americana já viajou mais pela História do que qualquer outra.
Sexta-feira 18, 22h

TEXAS
Texas – não há estado americano igual. Grande. Impertinente. Ousado. Mas a viagem de Henry pelo estado da Estrela Solitária irá deitar por terra tudo o que julgávamos saber. A História desta outrora nação independente é uma aventura de proporções épicas. Há eventos macabros, animais exóticos, piratas, catástrofes naturais… e uma arma política secreta quase inconcebível. Depois do que Henry nos disser, nunca mais veremos o Texas da mesma forma.
Sexta-feira 18, 22h45

DIREITOS CIVIS
Henry abre as páginas de um dos capítulos mais marcantes da História dos EUA – o movimento dos Direitos Civis. Por caminhos raramente trilhados, percorre o país em busca das histórias desconhecidas que construíram uma geração de heróis. Desde atos pouco conhecidos de ícones pioneiros como Martin Luther King Jr., Malcolm X e Lyndon Johnson, aos muitos feitos corajosos de heróis desconhecidos, temos ainda muito que aprender sobre a luta pela igualdade na América.
Sexta-feira 25, 22h

O DÓLAR
Seja no bolso, no banco ou debaixo do colchão, o que a maioria não sabe sobre a História do dólar americano daria para encher o Forte Knox. Henry percorre os estranhos e sórdidos caminhos do dinheiro na América… desde como as notas começaram por ser impressas ao porquê dos relevos nas arestas das moedas. Há histórias bizarras sobre poços de desejos, a dívida nacional e até sobre o Governo queimar as notas de determinado estado. No fim desta viagem, o dólar terá muito mais valor.
Sexta-feira 25, 22h45