Lifestyle

Utilidades do sal para a limpeza da casa

Ingrediente básico, barato e indispensável na cozinha também pode ser um grande aliado em diversas tarefas de casa. Veja alguns exemplos:

– Eliminar o mau cheiro das mãos
Quando cortar alho e cebola as mãos ficam com cheiro durante bastante tempo. Tente esfregar os dedos com sal para se livrar do odor.
– Desengordurar panelas
Espalhe um pouco de sal na panela de ferro e aguarde alguns minutos. Depois, é só usar um papel ou pano para retirar o excesso e prosseguir com a lavagem normalmente.
– Limpar manchas de vinho
Retire o máximo de líquido possível do tecido onde o vinho foi derramado. Depois, aplique o sal na mancha e espere cerca de 15 minutos. O sal irá absorver a bebida. Termine a operação com uma solução de vinagre e água em quantidades iguais.
– Acabar com o cheiro de garrafas de plástico e térmicas
Coloque uma colher de sal dentro da garrafa para retirar o cheiro e aguarde alguns minutos. Em seguida, lave-a normalmente.
– Limpar peças de bronze, prata, cobre e estanho
Para renovar o brilho destas peças crie uma mistura de sal, farinha de trigo e vinagre, em partes iguais. Aplique na peça que quer limpar e espere alguns minutos. Remova a mistura com uma escova macia e use um pano seco para finalizar.
– Manter as cores das roupas
Peças pretas e coloridas acabam por desbotar após muitas lavagens. Para acabar com isso, misture uma colher de sopa de sal para cada 10 litros de água na hora de lavar
– Espantar formigas
É só espalhar um pouco de sal em alguns cantos da casa para evitar a visita indesejada das formigas.
– Tapar buracos na parede
Pregou um prego e arrependeu-se? Então, prepare uma mistura de sal, amido de milho e água em partes iguais, e aplique nos pequenos buracos da parede.
– Limpar o frigorífico
Num litro de água misture uma colher de sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio. Esta solução ajuda a limpar e a retirar o mau cheiro do frigorífico.
– Eliminar manchas de copos na madeira
Duas medidas de óleo de cozinha e uma de sal. Crie uma pasta com estes ingredientes e aplique no local em que a mancha foi criada. Em seguida, limpe bem o móvel com um pano seco.
– Limpar o forno
Para retirar o cheiro de comida do forno, crie uma mistura de água, sal e canela. Ainda com o forno quente, borrife o interior do aparelho. Espere que arrefeça e limpe com um pano húmido.
– Acabar com manchas de mofo
Faça uma mistura com partes iguais de sal e sumo de limão. Aplique esta pasta em cima da mancha de mofo e deixe o tecido secar no sol. Depois é só lavar a peça normalmente.
– Torneiras com brilho
Junte duas colheres de sopa de sal com uma colher de chá de vinagre e use a mistura para limpar torneiras cromadas.
– Limpar o ralo da pia da cozinha
Derrame sal no ralo da pia e jogue água quente em seguida. A mistura desobstruiu os canos com gorduras e sujidades.
– Manter as flores frescas
Para manter as flores frescas por mais tempo acrescente uma pitada de sal na água do vaso.
– Limpa teclas do piano, mármore e marfim
Limpa as teclas amareladas do piano. Coloque sal e sumo de limão num pano fino e esfregue para ir removendo as manchas de humidade ou do uso. O mesmo tratamento pode ser usado nas peças de mármore ou de marfim.